Saiba a influência que a recepção de consultório tem sobre o atendimento prestado ao paciente
Assim como em outras áreas que possuem relação direta com clientes, um bom atendimento faz toda diferença na odontologia. E tudo começa pela recepção de consultório.
Fazer com que a pessoa se sinta bem desde o primeiro contato na recepção de consultório é um fator diferencial, que pode ajudar a fidelizar clientes.
Recepção de consultório é o local que o paciente fica assim que chega, e quanto melhor for, melhor é a experiência proporcionada ao paciente.
Mas isso nada mais é do que uma das técnicas utilizadas para melhorar o atendimento ao paciente, que tem como principal base o bem-estar e o conforto também.
Se você deseja aumentar o número dos seus pacientes e aperfeiçoar o atendimento, confira esse artigo e fique por dentro das nossas dicas! Vamos lá?
Como Melhorar a Recepção de Consultório?
Como citamos anteriormente, o primeiro contato que o paciente possui com o consultório é feito na recepção, o que faz com que ele seja um fator diferencial.
Tendo em vista então que tudo começa com o recepcionista de consultório, a primeira dica que podemos dar é procurar por um profissional qualificado.
Mas engana-se quem acha que apenas isso já basta!
Sendo assim, confira abaixo algumas dicas que separamos e que podem te ajudar a melhorar a recepção do seu consultório odontológico:
- Planeje e otimize o espaço e o layout da recepção da melhor forma possível;
- Possua uma equipe de recepção bem treinada para realizar o primeiro atendimento dos pacientes e agendar consultas da melhor forma possível;
- Aposte em móveis agradáveis e confortáveis, que acomodem pelo menos quatro pessoas;
- Sempre deixar, e manter, o balcão da recepção organizado.
Contudo, todas essas dicas tem como base uma premissa básica de que a primeira impressão é a que fica.
Sendo assim, quanto melhor for a sua recepção, maior a probabilidade de que um cliente prefira pelo seu consultório.
Existe Uma Maneira de Agradar Mais o Paciente?
Além das otimizações na recepção de consultório odontológico, existem também outras formas de melhorar o ambiente como um todo.
Todavia, o intuito é sempre de prestar o melhor atendimento possível ao paciente, proporcionando conforto e bem-estar. Sendo assim, confira agora as nossas dicas para chegar a esse resultado:
- O paciente não é apenas um cliente, ele também é usuário do espaço do consultório;
- Aposte em boas cores, que não sejam apenas o branco padrão das áreas da medicina, para fazer com que o paciente se sinta à vontade enquanto espera;
- Quadros e elementos visuais também ajudam a entreter o paciente;
- Pense sempre no público que irá ao seu consultório e o que ele gostaria de ter ali;
- Quanto aos eletrônicos, ouça o que os pacientes falam a respeito de rádios e também canais de televisão (serve tanto para os canais abertos quanto para os fechados também);
- Escolha um bom piso que condiz com o layout definido;
- Tecnologias como o Wi-Fi, por exemplo, também ajudam a deixar o paciente à vontade;
- Deixar água e café à disposição são imprescindíveis.
A experiência do paciente no consultório é a base de todas essas ações, e deixá-lo contente com o serviço prestado como um todo é um fator diferencial.
Decoração na Recepção Tem Influência na Comodidade
Como citamos anteriormente, a decoração de recepção de consultório é um fator que faz diferença no atendimento ao cliente. Isso se dá principalmente quanto ao conforto que é proporcionado.
Mas não se trata de perder, ou então deixar de lado as características que um consultório odontológico possui, mas sim de adequá-lo para proporcionar o máximo de conforto ao paciente.
Sendo assim, os dois pontos se unem, gerando uma harmonia entre o funcionamento técnico da clínica com o melhor aproveitamento possível por parte do paciente.
E além da decoração, também podem ser utilizadas músicas ambientes na recepção de forma a não apenas descontrair o clima mas também entreter o paciente e deixá-lo mais confortável e à vontade.
Agora que você já sabe sobre a importância de possuir uma boa recepção de consultório, procure otimizá-la para proporcionar o melhor atendimento possível aos pacientes.