Antes de começar as compras, leia nosso artigo até o final e economize
Abrir um consultório odontológico é um momento marcante e especial, mas que causa muitas dúvidas. Quais equipamentos são essenciais? O que posso deixar para depois? Quais equipamentos valem o investimento logo no início? Leia artigo e saiba quais os equipamentos para montar um consultório odontológico.
A dica de ouro na hora de comprar equipamentos: pesquise! O mercado odontológico vem crescendo e, com isso, as ofertas e preços são competitivos. Confira o preço de cada um dos itens que você precisa ter e aqueles que você quer ter. O dinheiro economizado na pesquisa garante mais equipamentos para montar um consultório odontológico dos sonhos!
Com a pesquisa feita, é hora de checar o preço total (dos equipamentos que você precisa e dos que quer) com o seu valor de investimento disponível. É o momento que você precisa ser racional e, se preciso, diminuir os itens da lista pelo grau de prioridade.
Compare e priorize os equipamentos odontológicos
Não se esqueça que alguns equipamentos podem ser o seu diferencial, mas se sobrecarregarem seu orçamento, vão te prejudicar a longo prazo. Outro fator é o tamanho da sala: se seu espaço é reduzido, muitos equipamentos mais atrapalham do que ajudam. Fique atento!
“Mas eu nem tenho uma lista feita!” – se esse foi o seu pensamento, calma! Nós selecionamos quais os equipamentos e materiais são essenciais para você montar um consultório odontológico completo. Também incluímos equipamentos “extras”, que podem ser vantajosos apesar do custo. E, no final, ainda te damos uma super dica para montar sua sala de atendimento!
Nas listas a seguir você encontrará os equipamentos e materiais básicos para abrir seu consultório odontológico e começar a atender. Em todos os produtos, lembre-se de pesquisar sobre a assistência técnica, a facilidade de limpeza e leia o feedback de outros dentistas.
Equipamentos essenciais para um consultório odontológico
Agora sim, vamos ao que interessa:
- Um equipo ou cadeira odontológica: aqui, vale a pena escolher uma opção que permita a integração com elementos adicionais;
- Kit alta e baixa rotação: alguns dentistas já adquirem esse equipamento na faculdade. Se esse for o seu caso, pense na qualidade do produto que você já possui e na sua durabilidade. Dica: esse é um dos produtos que vale a pena um investimento maior para ter em mãos algo de boa qualidade e longa duração!
- Compressor: a única dica na hora de adquirir esse equipamento é optar por um que seja silencioso;
- Autoclave: a escolha desse produto deve ser feita baseada no número de dentistas que vão utilizar o consultório e também suas especialidades;
- Fotopolimerizador : é importante que você tenha em mente o que precisa do produto. Versatilidade ou especificidade? Escolha a opção que se encaixe com seus atendimentos;
- Raio X: esse é um dos equipamentos não essenciais, mas que valem a pena o investimento. É um diferencial com retorno certo e que pode facilitar seus atendimentos.
E os materiais?
A quantidade certa de cada produto é algo que se descobre depois de abrir um consultório. O número de profissionais que vão utilizar os materiais, por exemplo, é um fator de influência.
Não deixe de documentar o uso de cada um desses materiais, assim, ao longo de tempo você terá um controle maior e saberá a quantidade correta na hora da compra.
Lista completa de materiais básicos:
- Anestésico com vaso;
- Anestésico sem vaso;
- Anestésico tópico;
- Bicarbonato de sódio;
- Cariostático;
- Cimento cirurgico;
- Cimento endodôntico;
- Clorexidine 2%;
- Clorexidine 0,12%;
- Cones acessórios;
- Cones guta;
- Cunhas de madeira;
- Dessensibilizante;
- Discos soflex;
- Dycal;
- EDTA;
- Flúor tópico;
- Flúor verniz;
- Formocresol;
- Hemostesin;
- Hipoclorito;
- Ionômetro de vidro;
- IRM;
- Matriz metálica;
- Paramono;
- Pasta de polimento resinas;
- Pasta profilática;
- Resinas (A1; A2; A3; A3,5; A4; B1; T; 0A2; OA3);
- Roletes de algodão;
- Selante;
- Sugadores;
- Tartarite;
- Tiras de lixa metálicas e poliéster;
- Tiras de poliéster;
- Tricresol.
Dicas finais para você montar o seu consultório odontológico
Lembre-se de checar datas de validade e quais produtos podem ficar em estoque. Vale também pesquisar os preços, porque alguns materiais ficam mais baratos se comprados em larga escala.
Agora você já tem suas listas prontas e pode fazer suas pesquisas sem problemas. E já que você está buscando os preços de tudo o que precisa para montar seu consultório odontológico, vale a pena pensar em outros itens da sala. E essa é a nossa super dica!
Sua sala, além de atender as normas de tamanho e da Vigilância Sanitária, precisa ser prática: você deve ter espaço para todos os seus equipamentos e materiais, além de espaço para se movimentar de forma confortável. Por isso, escolha móveis que ajudem a dar praticidade ao ambiente e organizar sua vida.
Ufa! Terminamos. É sua hora de colocar a mão na massa e encontrar os equipamentos para montar um consultório odontológico de sucesso! Boa sorte!