É importante que o profissional saiba equilibrar a prestação de serviços e os cuidados administrativos
Exercer sua função de maneira adequada nem sempre é o suficiente para alcançar destaque no mercado de trabalho. Por isso, o profissional da odontologia pode optar por se tornar um dentista empresário.
Você sabia que se tornar um dentista empresário pode ser a chave para o sucesso no mercado odontológico?
Dentista empresário é aquele que, além de prestar um serviço de qualidade aos seus clientes, realiza a gestão e o gerenciamento de seu próprio consultório odontológico.
Como se tornar um dentista empresário?
Inicialmente, é importante que dentista empresário confira as peculiaridades quanto ao imposto de renda caso tenha interesse em abrir uma empresa individual.
Isso porque o artigo 150 do Regulamento do Imposto de Renda estabelece que o empresário individual com atividade regulamentada pode ser tributado em até 27,5%.
Além disso, para se tornar um empresário de sucesso no ramo da odontologia, é de extrema importância saber manter o equilíbrio entre as três diferentes áreas:
Área administrativa e financeira
Em geral, um graduando na faculdade de odontologia não tem experiências ou informações sobre a área de administração de empresas ou planejamento financeiro.
Desse modo, é possível que a falta de preparo leve o profissional a cometer erros que prejudiquem o bom funcionamento de seu consultório odontológico.
Por isso, é de extrema importância que o dentista que almeja ser empresário faça cursos de especialização e capacitação na área de administração e gestão de negócios.
Assim, ele vai adquirir conhecimentos cruciais, como:
- Planejamento;
- Liderança;
- Captação de novos clientes;
- Técnicas de negociação;
- Controle financeiro;
- Técnicas de negociação;
- Controle de agenda;
- Produtividade;
- Formação de preço dos tratamentos.
Área comercial
Uma boa estratégia empresarial para o empreendedor individual que quer se destacar no mercado da odontologia é o marketing odontológico.
Essa estratégia é essencial para manter a imagem do dentista e do consultório atual e popular. O marketing tem como objetivo principal o aumento dos lucros e a atração de um maior número de clientes.
Pensar nesse tipo de estratégia é muito importante uma vez que o mercado odontológico vem se tornando cada vez mais disputado. Entre suas principais características, podemos citar:
- Entender como o público-alvo se comporta;
- Criar estratégias para aumentas a aproximação com o público;
- Fidelizar os clientes.
Área produtiva
O serviço oferecido por um dentista são os tratamentos odontológicos. Contudo, atualmente os pacientes se encontram cada vez mais exigentes e rigoroso quanto à qualidade do serviço prestado.
Por isso, é interessante que o profissional esteja atento à cada mínimo detalhe da experiência que o paciente terá dentro do consultório odontológico.
Dessa maneira, oferecer aposentos confortáveis, como a sala de espera, acompanhados de um tratamento humanizado e respeitoso tende a ser um ponto positivo para o dentista.
Além disso, é interessante que o profissional invista em tecnologia.
Isso porque os procedimentos odontológicos vem sendo otimizados e melhorados pelo avanço tecnológico, o que faz com que os clientes optem sempre por tratamentos com os equipamentos de última geração.
Caso contrário, o dentista empresário corre sérios riscos de ser deixado para trás por seus concorrentes no mercado de trabalho.