Simpatio
PACIENTES

Entenda o que é eructação e o que pode causar

Homem com barba com a mão na frente da boca - Entenda o que é eructação e o que pode causar

Normalmente, quando ingerimos bebidas que contêm gás em sua composição, como os refrigerantes, é possível que ocorra a eructação.

Mas você sabe o que é eructação e se esse ato possui alguma relação com problemas de saúde?

Na verdade, eructação é uma condição natural causada principalmente pela quantidade excessiva de gases no estômago ou na parte superior do intestino.

Também conhecido como arroto, ele normalmente é expelido pela boca e pode vir acompanhado de um som bem característico e específico.

O processo que leva ao arroto é justamente a liberação de ar, o dióxido de carbono, que foi ingerido ou produzido, deixando o estômago expandido.

É válido lembrar que grande parte do ar ingerido quando comemos ou fazemos a deglutição de saliva é absorvido, mas o que sobra no organismo deve ser eliminado, o que faz ocorrer a eructação.

Contudo, na maioria dos casos, isso não é sinal de quaisquer complicações ou disfunções na saúde, mesmo que ocorra constantemente.

Então, a pergunta que fica é: o que é eructação frequente?

Como o próprio nome sugere, é a condição na qual a pessoa se encontra arrotando mais do que o normal, em situações inesperadas.

Mas, apesar disso, nem sempre que a pessoa está nessa condição significa que há um problema.

De toda forma, um médico deve ser consultado caso comece a sentir algum dos seguintes sintomas:

Caso não se enquadre em nenhum destes casos, possivelmente o seu caso não é anormal ou não originado por problemas de saúde.

Com o que devo me atentar?

De toda forma, também é necessário ficar atento às seguintes condições:

Afinal, isso pode ser um sintoma de úlcera.

E se você se encaixa em alguma dessas situações, o médico deverá ser consultado o mais breve possível para chegar a um diagnóstico sobre o caso.

O que causa o enchimento do estômago?

As causas são bem simples na verdade. Confira:

Todavia, também é possível que a pessoa arrote mesmo sem estar com o estômago cheio de ar ou de gás.

Nesses casos, normalmente é porque o paciente criou o hábito de arrotar ou então porque este é um mecanismo para diminuir o desconforto na região abdominal.

Mas essa última condição, no entanto, só é efetiva quando o incômodo é associado à ingestão de ar.

Qual é a relação entre a eructação e o mau hálito?

Normalmente, a eructação não possui qualquer relação com o mau hálito.

Mas isso se dá porque os esfíncteres gastrointestinais (válvulas que separam o esôfago do estômago e se fecham depois que os alimentos passam) não deixam que eventuais odores do estômago transitem.

É possível que alguns dos problemas que o arroto indica sejam a eventual causa da halitose.

E essas condições são a eructação gástrica e o refluxo gastroesofágico. Mas o segundo, por sua vez, é normalmente o maior causador desse quadro.

Porém, a relação entre esses problemas e o mau hálito se dá uma vez que ambos influenciam sobre o funcionamento da válvula que separa o estômago do esôfago.

Além disso, a pessoa pode ficar com um hálito ruim na boca, depois de vomitar.

Agora, o tratamento para mau hálito é algo que pode ser considerado um tanto quanto simples, desde que sejam seguidos alguns passos:

Seguindo esses passos, você evita o mau hálito e também consegue manter uma boa saúde bucal.

Existe algum tipo de tratamento específico para o odor que se origina do estômago?

A condição de eructação gástrica pode ser consequência de alguns problemas estomacais, como:

Como citamos anteriormente, é apenas o primeiro caso que pode causar o mau hálito do estômago.

Mas para saber se possui refluxo, o paciente deve analisar a presença dos seguintes sintomas:

Se algum destes for o seu caso, o profissional irá realizar um tratamento específico para curar a fonte do problema.

Uma vez curando a fonte do problema, normalmente os acessos de arroto e a halitose originados do estômago são interrompidos.

O tratamento para refluxo, por sua vez, normalmente é feito por meio de medicamentos e também da redução ou corte total de algumas coisas como alimentos ácidos, bebidas gaseificadas e bebidas alcoólicas.

Como tratar o problema?

Antes de falarmos quais são as possíveis formas de evitar as eructações, é necessário mencionar que isso só é válido quando são causados por uma condição externa.

Quando os arrotos são sintomas de eventuais anormalidades no organismo, é somente um médico quem pode indicar os melhores tratamentos.

Assim, confira como evitar o problema:

Além dos hábitos que podem ser evitados, também existem eventuais medicamentos que podem ser utilizados para cuidar desses casos.

Você sabe quais são eles? Veja:

É válido ressaltar que qualquer um desses medicamentos deve ser utilizado somente após a prescrição médica. Além disso, não é recomendado que o paciente se automedique e que, caso efeitos colaterais surjam, o médico deve ser consultado outra vez.

Esse último ponto é recomendado quando o bebê retém os gases, o que pode causar um quadro de cólica bastante dolorido.

Portanto, podemos afirmar que a eructação é algo normal e natural, mas é necessário ficar atento a eventuais sinais advindos do arroto e procurar o auxílio médico caso necessário!

Sair da versão mobile