Utilizado em complicações relacionadas ao esqueleto, trata também tumores malignos avançados
Existem diversos medicamentos no mercado sendo testados e usados em doenças graves como câncer ou patologias como a osteoporose. É o caso do zoledronato.
O zoledronato é conhecido por sua eficácia na prevenção de fraturas resultado da osteoporose. Além disso, possui uma série de indicações.
Zoledronato é um fármaco conhecido por ser responsável por inibir a reabsorção óssea osteoclática. É da classe dos bisfosfonatos, que são utilizados para reduzir a quantidade de cálcio no sangue quando é identificado em excesso.
Para que serve o Zoledronato?
Conhecido também por ácido zoledrônico, é muito utilizado para tratar metástases ósseas e para reduzir a quantidade de cálcio no sangue de pacientes com hipercalcemia induzida por tumor.
Este medicamento da classe dos bisfosfonatos é usado para prevenir complicações relacionadas ao esqueleto, por exemplo, fraturas patológicas. Principalmente em pacientes com tumor maligno avançado com metástases ósseas.
Dessa forma, é também indicado para prevenção da perda óssea que ocorre a partir do tratamento antineoplásico a base de hormônios em pacientes com câncer de próstata ou câncer de mama.
Preparamos uma lista com os principais usos do Zoledronato:
- Tratamento da osteoporose em mulheres na pós-menopausa para reduzir a incidência de fraturas do quadril, vertebrais e não vertebrais e para aumentar a densidade mineral óssea;
- Prevenção de osteoporose em mulheres com osteopenia na pós-menopausa;
- Prevenção de fraturas clínicas após fratura de quadril em homens e mulheres na pós-menopausa;
- Tratamento para aumentar a densidade óssea em homens com osteoporose;
- Tratamento e prevenção de osteoporose induzida por glicocorticoides;
- Tratamento da doença de Paget do osso.
Contraindicações do Ácido Zoledrônico
Assim como todo medicamento, alguns casos específicos não devem fazer uso desse remédio. Ele é contraindicado se você:
- For extremamente alérgico ao Ácido Zoledrônico ou a outro bisfosfonato;
- Apresentar reações alérgicas a componentes do medicamento;
- Pacientes com hipocalcemia;
- Pacientes com insuficiência renal grave com clearance de creatinina;
- Estiver grávida;
- Estiver amamentando.
O ideal é sempre questionar seu médico para saber se realmente o uso deve ser evitado. Assim, alguns profissionais podem liberar o uso dependendo do caso do paciente.
Tratamento da osteoporose com Zoledronato
Para o tratamento da osteoporose na pós-menopausa, a dose recomendada é uma única aplicação intravenosa de 5mg da substância.
Já para a prevenção da osteoporose em mulheres com osteopenia na pós-menopausa, é importante que as pacientes recebam da forma mais adequada os suplementos de cálcio e vitamina D, caso a ingestão por meio da alimentação não seja suficiente.
Relação do Zoledronato na odontologia
Por os bisfosfonatos serem ótimos reguladores fisiológicos da calcificação e reabsorção óssea, são prescritos no tratamento de doenças que alteram o metabolismo ósseo.
Dessa forma, sua atuação ocorre inicialmente pela inibição dos osteoclastos e também dos osteoblastos. No entanto, a utilização desses fármacos pode estar relacionada com diversas complicações.
Um exemplo é a Osteonecrose. Essa é uma complicação de extrema importância na prática de intervenções no complexo buco-maxilo-facial.
Em geral, diagnosticar uma Osteonecrose Induzida por Bisfosfonatos envolve três características a serem analisadas:
- O paciente deve estar em tratamento atual com bisfosfonatos ou já ter feito uso do mesmo;
- Deve apresentar exposição de tecido ósseo na região crânio-maxilo-facial por mais de oito semanas;
- É preciso ser um paciente sem histórico de radioterapia na região dos maxilares
O uso do Zoledronato deve ser sempre prescrito e monitorado por um médico ou cirurgião-dentista. Desse modo, evita-se que outros problemas sejam causados.