Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Transtornos alimentares causam problemas à saúde bucal

Transtornos alimentares causam problemas à saúde bucal

Normalmente iniciados na fase da adolescência, apresentam diversos riscos em todas os setores, físicos e psicológicos

Os transtornos alimentares são comuns, principalmente na fase da adolescência. É justamente nessa etapa que começa construção de identidade e os padrões de beleza acabam sendo impostos.

Porém, muitos não sabem que, além de todos os malefícios causados pelos transtornos alimentares, a saúde bucal também é muito afetada. A falta de nutrientes, por exemplo, pode prejudicar (e muito!) os dentes.

Transtornos alimentares são distúrbios variados que consistem em uma obsessão excessiva com o peso e o medo de engordar, causando ainda uma distorção de imagem baseada na falta de aceitação própria.

Principais transtornos alimentares

Entre os distúrbios alimentares mais conhecidos, encontramos a anorexia e a bulimia. Ambas são prejudiciais a saúde e afetam diretamente a saúde bucal.

Dessa forma, ambos os casos devem ser tratados a partir do causador dos danos aos dentes, no caso, o transtorno alimentar. O papel do dentista fica em cuidar das consequências e doenças que aparecem devido ao distúrbio.

Identificando transtornos alimentares por meio da saúde bucal

A partir de algumas observações, o cirurgião-dentista pode ser o primeiro a identificar sinais de distúrbios alimentares.

Observando algumas características, é possível identificar então que há uma relação direta entre transtornos alimentares e saúde bucal:

Além das questões apresentadas, alguns casos extremos de transtornos alimentares podem ainda levar a exposição da polpa do dente, resultando em infecções. Logo, a necessidade de tratamento de canal ou extração.

Primeiramente, é importante que o dentista preserve a saúde bucal do paciente minimizando os danos que ocorreram na cavidade bucal.

Porém, é importante que a raiz do problema seja tratada com urgência. Caso contrário, o tratamento odontológico não será efetivo.

Pacientes com esse distúrbio sofrem de transtornos psicológicos, apresentando um desinteresse em se cuidar. Portanto, a higiene bucal é deixada de lado, o que também compromete a saúde bucal.

Por isso, é ideal que o paciente com transtornos alimentares seja acompanhado também por um psicólogo junto com um dentista.

Sair da versão mobile