Um dente perdido pode ser substituído por meio de procedimentos odontológicos
É comum que consultórios odontológicos recebam casos de perdas dentárias. Elas podem acontecer por culpa do acúmulo e ação de microrganismos nocivos na boca, traumas, acidentes ou enfraquecimento dos ossos. Contudo, essa situação não é irremediável, uma vez que existem os diversos procedimentos como o transplante de dente.
Você sabia que, por meio de um procedimento de transplante de dente, o cirurgião-dentista pode substituir um dente perdido por outro dente advindo da boca do mesmo paciente?
Transplante de dente é o procedimento de substituição do dente perdido por um implante ou até mesmo por outro dente.
Tipos de transplante de dente
Transplante Autógeno
O também conhecido como autotransplante é um procedimento relativamente raro na odontologia. Muitas pessoas não sabem que é sim possível substituir um dente perdido na arcada dentária por outro dente da mesma pessoa!
Em geral, esse tipo de transplante odontológico pode se utilizar tanto de dentes inclusos, quanto dentes já erupcionados.
Além disso, é mais comum que esse procedimento ocorra em casos de perda de dentes primeiros ou segundos molares, substituídos por dentes terceiros molares.
Contudo, uma série de questões devem ser analisadas pelo dentista antes da realização do procedimento.
Entre elas, podemos citar:
- A idade do paciente;
- A existência e disponibilidade de um dente doador;
- A condição do alvéolo quem vai receber o dente;
- A possibilidade de restabelecimento da função do dente;
- A possibilidade de restabelecimento da estética do dente
- O tempo;
- O custo do tratamento.
Reimplante dental
O reimplante dental consiste na recolocação de um dente perdido em seu local de origem. Em geral, esse tipo de procedimento é feito em casos de avulsão dentária.
Avulsão dentária é o deslocamento completo de um dente de seu alvéolo de origem. Dessa maneira, o problema está frequentemente relacionado com traumatismos ou acidentes.
Contudo, essa realização só é possível em casos nos quais o paciente tomou uma série de cuidados necessários.
Um exemplo desses cuidados é a atitude de guardar o dente perdido em um recipiente com água ou soro fisiológico. Posteriormente, é importante que o paciente visite um dentista o mais rápido possível.
Implante dentário
Esse é, de longe, o tipo mais comum de transplante dentário. O implante dentário consiste em um pino fabricado em titânio, com formato que se assemelha a um parafuso.
Quando fixado ao osso maxilar ou mandibular, ele serve para apoiar próteses dentárias.
Tradicionalmente, a cirurgia de colocação de implante dentário usa tecnologias como a tomografia computadorizada para planejamento da colocação do implante.
Além disso, antes da realização, o paciente recebe uma anestesia local. Posteriormente, o dentista realiza uma incisão com o bisturi e coloca os implantes no local planejado.
Depois de finalizada a cirurgia, o paciente precisa aguardar de três a quatro meses (no caso da região superior) e cerca de dois meses (no caso da região inferior) para que os dentes definitivos sejam colocados.
Não esqueça de consultar um profissional da área da odontologia para descobrir qual tipo de transplante de dente é o ideal para cada caso de perda dentária.