Simpatio
DENTISTAS

Soluções irrigadoras em tratamentos endodônticos

Soluções irrigadoras auxiliam na realização de tratamentos endodônticos

Entenda como é a atuação dessas substâncias durante a realização de procedimentos endodônticos

O controle da infecção no sistema de canais radiculares é um fator preponderante no prognóstico do tratamento endodôntico. Por isso, existem as soluções irrigadoras em endodontia.

Sempre que há alteração por cárie, fratura, trauma dentário, trauma ortodôntico ou qualquer outra patologia dessa natureza, pode ser necessário a realização de um tratamento endodôntico acompanhado das soluções irrigadoras.

Soluções irrigadoras são substâncias geralmente utilizadas na preparação biomecânica do canal radicular, que apresentam propriedades químicas específicas para cada caso em particular.

Qual é a finalidade da utilização de soluções irrigadoras?

Soluções irrigadoras em odontologia podem ser utilizadas para as mais variadas finalidades. Entre as principais delas, podemos citar:

Logo, para ser considerada uma solução irrigadora funcional, é necessário que a substância possua algumas propriedades, como por exemplo:

Como ocorre a irrigação radicular?

O importante é ressaltar que a irrigação radicular ocorre em 3 momentos distintos. Previamente a instrumentação é realizada biopulpectomia e a necropulpectomia.

No primeiro procedimento acontece uma penetração mecânica asséptica do canal radicular. Enquanto no segundo, o objetivo é a neutralização parcial de produtos tóxicos e restos orgânicos.

Durante a instrumentação, o propósito é a manutenção da umidade nas paredes do canal. Desse modo, favorecendo o trabalho do dentista.

Por fim, após a instrumentação, o dentista utiliza os irrigadores endodônticos para remover detritos mecânicos, evitando seu acúmulo sobre o coto pulpar ou tecidos periapicais.

Soluções irrigadoras mais utilizadas na endodontia

Agora iremos listar as soluções irrigadoras mais utilizadas na endodontia:

Um pouco mais sobre a endodontia

Endodontia é a especialidade da odontologia responsável pelo estudo da polpa dentária, de todo o sistema de canais radiculares e dos tecidos periapicais.

Em casos de cárie, fraturas dentárias, trauma dentário ou ortodôntico, lesões endo-periodontais, necessidades protéticas e outras doenças, o tratamento endodôntico é o mais indicado.

O tratamento de canal, como é popularmente conhecido, é exercido por um profissional especializado em endodontia.

Dependendo da sua complexidade e gravidade, também pode ser necessária a intervenção de profissionais de outras áreas.

O tratamento endodôntico é feito na parte interna do dente, ou seja, em seu canal. Assim, trata-se da extração da polpa.

Esse tecido pode estar inflamado, infectado ou até mesmo morto, como ocorre em casos de necrose pulpar.

Após a remoção, o endodontista preenche o canal com a obturação, uma placa que protege a abertura de outras infecções e bactérias. Com essa técnica, o dentista mantém a funcionalidade e estética do dente.

O tratamento e o número de sessões necessárias para seu êxito dependerá da avaliação do dentista. Entretanto, em todos os casos é necessária a atuação de soluções irrigadoras.

Sair da versão mobile