Ícone do site Simpatio
PACIENTES

Síndrome de Parry-Romberg é tratada por cirurgião bucomaxilo

Cirurgia bucomaxilofacial trata síndrome de Parry-Romberg

Síndrome de causas desconhecidas provoca perda do tecido gorduroso em uma parte do rosto

Algumas patologias podem se desenvolver de maneira inesperada. Mesmo com ocorrência rara, não é impossível que doenças como a síndrome de Parry-Romberg afetem as pessoas e provoquem uma série de incômodos que atrapalhem a sua qualidade de vida.

Deformações no rosto, como as causada pela síndrome de Parry-Romberg, podem dificultar a realização das atividades comuns à cavidade oral. Algumas delas são a mastigação, a deglutição e até mesmo a fala.

A síndrome de Parry-Romberg é uma doença rara que provoca a degeneração da face. Ela recebe esse nome por ter sido descrita pela primeira vez pelo médico inglês Caleb Hillier Parry, em 1825.

Causas da síndrome de Parry-Romberg

Ainda não se sabe ao certo a causa da síndrome de Romberg.

Contudo, acredita-se que essa é uma das anomalias raras de desenvolvimento provocadas por um mecanismo autoimune.

Características da Síndrome de Parry-Romberg

A principal característica dessa síndrome é a deformação e degradação lenta do rosto. Isso porque as gorduras a baixo dos tecidos da pele começa a se retrair.

Em geral, a doença afeta apenas um dos dois lados do rosto. Por isso, também recebe o nome de atrofia hemifacial progressiva.

Essa doença pode se manifestar em pessoas de qualquer idade. Contudo, ela é mais comum em mulheres que estejam entre a primeira e a segunda década de vida.

Além das alterações faciais, é comum que a disfunção provoque problemas neurológicos e orais.

Quando falamos da região oral, é comum que a síndrome de Romberg afete os maxilares e os lábios.

Dessa maneira, um problema que pode servir de exemplo é o possível desenvolvimento de uma alteração na mordida, sendo que casos de mordida cruzada podem ocorrer.

Ainda, são comprometidas as funções naturais da boca.

Tratamentos da Síndrome de Parry-Romberg

Essa síndrome não conta com cura. Porém, alguns métodos podem auxiliar na recuperação estética e no controle do avanço do problema.

É indicado o uso de medicações imunossupressoras, como como ciclofosfamida, metotrexato, corticosteróides e azatioprina

Além disso, pode ser realizada uma cirurgia de enxerto dérmico, gorduroso ou ósseo na face.

Esse procedimento visa preencher o espaço esvaziado pela ação da doença e devolver ao paciente a sua estética anterior ao desenvolvimento da síndrome.

A cirurgia é realizada por um profissional especializado na área de cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial.

Cirurgia e traumatologia bucomaxilofacial é uma especialidade da odontologia que trata cirurgicamente as doenças da cavidade bucal, face e pescoço.

Em geral, essas patologias envolvem traumatismos e deformidades da região da face, do maxilar, da mandíbula, e do trágus a pirâmide nasal.

Além disso, a especialidade pode lidar com as sequelas de doenças como um câncer que tenha afetado alguma área da face ou da cavidade oral.

Outra opção de tratamento cirúrgico é o que conta com injeções de silicone ou até mesmo próteses feitas em acrílico.

É importante ressaltar que o tratamento de um caso de síndrome de Parry-Romberg requer o apoio de uma equipe multidisciplinar, incluindo profissionais especializados na área de odontologia, psicologia e fonoaudiologia.

Sair da versão mobile