Situação que deixa qualquer pai e/ou mãe em pânico é mais comum do que se imagina
Para o um cirurgião-dentista já nem é mais surpresa quando um pai ou uma mãe chegam desesperados ao consultório dizendo que seu filho caiu e quebrou o dente.
Então, não se desespere! Se seu filho caiu e quebrou o dente, o mais adequado a se fazer é levá-lo de pronto ao dentista. Assim um diagnóstico pode ser feito rapidamente, evitando problemas.
Saiba que se seu filho caiu e quebrou o dente, esse não é um bicho de sete cabeças. As lesões não costumam ser de grande impacto.
Além disso, como já explicamos, os cirurgiões-dentistas estão acostumas e sabem como lidar com esse tipo de situação. Portanto, procure por ajuda.
O que Fazer se Seu Filho Caiu e Quebrou o Dente?
Como já citamos anteriormente, o mais importante a se fazer na hora é manter calma. Se desesperar só irá acabar apavorando a criança junto.
Existem primeiros socorros de emergência que podem ser feitos pelos próprios pais na própria casa ao notarem que o filho machucou a região da boca. Os procedimentos envolvem:
- Avaliar se a boca da criança está apenas sangrando. Caso nenhum dente lascado seja identificado, basta lavar muito bem a região;
- Tentar sempre estancar o sangramento com ajuda de uma gaze limpa e umedecida;
- Para casos em que a região esteja um pouco inchada devido ao impacto da pancada, irá aliviar a dor e diminuir o inchaço.
Porém, se mesmo com os procedimentos o sangue não parar ou ainda, perceber que há um dente de leite quebrado, não demore e procure um profissional o mais rápido possível.
Cada caso é um caso. Porém, quando um paciente que sofreu algum trauma chega até o consultório, o procedimento que o dentista costuma fazer é avaliar toda a extensão do trauma.
Assim, ele conseguirá identificar então se atingiu somente o dente ou acabou danificando algum tecido subjacente, como um osso, gengiva, lábios e freios labiais.
Quais os Riscos de Quebrar o Dente?
O mais comum nesses casos em que a criança tem um dente de leite lascado, é que o mesmo fique escuro devido ao sangue que foi liberado na pancada e ocupou o dente.
Porém, em casos mais graves, em que o traumatismo tenha sido muito profundo, pode ser sim que ele venha a perder o dente.
Caso seja um dente de leite, o tratamento é mais tranquilo, basta colocar um aparelho ortodôntico que mantenha o espaço livre para o outro dente.
Agora, caso já tenha sido o definitivo, normalmente não há outra saída além de uma substituição por meio da instalação de um implante.
Como Prevenir Seu Filho de Quebrar o Dente?
É muito comum que as crianças estejam sempre muito ativas, brincando e correndo por aí. Afinal, essa é a idade para isso, certo?
Porém, é a idade também em que os dentes de leite ainda estão em formação. Por isso, o cuidado deve ser redobrado, uma vez que problemas com eles podem ser complicados.
Dessa forma, mantê-los sempre equipados (principalmente com capacetes) quando estiverem praticando esportes, é fundamental.
Desse modo, evita-se um trauma dentário e não se deparar com a situação de que seu filho caiu e quebrou o dente.