Causa da sensação de dentes crescidos provoca dores nos pacientes
Quem nunca sentiu aquele incomodo ao comer alguma coisa ou até mesmo um inchaço chato na gengiva? A sensação de dente crescido pode ser um desses motivos.
Muitos dos pacientes que têm a sensação de dente crescido, acreditam que é de fato algum novo dente querendo sair. Mas será que essa é a unica razão para essa impressão?
Sensação de dente crescido é um dos principais sintomas de doenças nos dentes como a pulpite.
Basicamente é um incômodo na região da gengiva, independente de sua localização, que pode causar até mesmo febres, dores de cabeça e ter tratamentos mais sérios, como cirurgias.
Sensação de Dente Crescido e a Pulpite
A pulpite é uma inflamação normalmente muito dolorida que ocorre na polpa do dente. Ela acontece onde estão os nervos e os vasos sanguíneos da dentina. Ou seja, a polpa dentária.
Essa inflamação pode fazer também com que as fibras periodontais que ficam envolta da raiz do dente afetado se inflamem.
Dessa forma, é nesse momento que acaba ocorrendo uma mobilidade do dente que, em alguns casos, pode vir a gerar também um descolamento (extrusão), que é o que dá a sensação do dente crescido.
Por ser uma inflamação que ocorre dentro do canal, o método de tratamento é o endodôntico (o famoso tratamento de canal).
Após o procedimento, a inflamação é completamente eliminada e o dente volta ao lugar normal, trazendo de volta a mobilidade natural.
Principais Causas da Pulpite
Para entender melhor como essa sensação pode aparecer, é importante saber quais são as causas dessa patologia, certo? Então, preparamos uma lista dos principais fatores de desenvolvimento da pulpite:
- Cárie avançada;
- Procedimentos dentários repetitivos;
- Restaurações de grandes dimensões;
- Doença gengival avançada;
- Restaurações iatrogênicas (defeituosas);
- Bruxismo.
Ainda assim, é importante explicarmos que, independentemente da causa, a polpa dentária fica irritada e infectada. É nesse momento que as bactérias crescem no interior da polpa e causam todas as sensações de incômodo.
Tratamento de Canal Para Sensação de Dente Crescido
Para o tratamento da pulpite, o que acontece no procedimento é a remoção da polpa. Dessa forma, o canal é o processo mais adequado para isso.
O canal se resume basicamente em 6 etapas. São elas:
- Abertura na parte de trás dos dentes frontais ou na coroa;
- Depois de removida a polpa afetada, ocorre uma limpeza da área, a câmara pulpar e os canais são preparados para receberem o preenchimento;
- Em alguns casos é colocada uma restauração provisória na abertura da coroa para proteger o dente entre as consultas;
- A restauração provisória é removida e a câmara pulpar e/ou os canais radiculares são preenchidos definitivamente.
- A Gutta é colocada dentro de cada canal e selada com cimento;
- Por fim, coloca-se uma coroa para dar uma aparência natural ao dente.
Outros Problemas Com Sensação de Dente Crescido
Além da pulpite existem outras doenças da polpa.
Um caso muito comum que pode ocorrer nesses casos é a necrose pulpar. Isso acontece principalmente quando o tecido vivo, a polpa ou nervo, que está localizado dentro do dente, morre.
Se o cirurgião dentista conseguir realizar um diagnóstico rápido e certeiro, por mais que não seja possível manter a vitalidade pulpar, o dente afetado consegue ser preservado e não precisa ser extraído.
Em muitos casos a sensação de dente crescido pode indicar problemas graves para a saúde bucal. Aos menores sinais de dor, consulte seu cirurgião-dentista para evitar problemas futuros maiores.