Ícone do site Simpatio
PACIENTES

Conheça os 5 problemas ortodônticos mais comuns

Conheça os problemas ortodônticos mais comuns

Aparelho dentário é o principal tratamento para problemas ortodônticos

Os problemas ortodônticos são bastante comuns. Eles levam muitos pacientes aos dentistas e movimentam o mercado de odontologia.

Você conhece as os principais tipos principais de problemas ortodônticos e suas consequências para a saúde bucal? Vamos conhecer detalhadamente cada um deles!

Problemas ortodônticos podem ser causados por traumas ou por questões genéticas. Em geral, eles causam dificuldades para as funções orais, como a fala ou a mastigação, além de desconfortos estéticos.

Ainda, se não forem tratados corretamente, podem provocar alterações esqueléticas corrigidas apenas de maneira cirúrgica.

Por isso, é importante que os possíveis problemas sejam detectados o mais rápido possível e recebam seu devido tratamento pelo dentista especializado em ortodontia.

Conheça abaixo quais são os principais problemas ortodônticos.

Principais tipos de problemas ortodônticos

1- Apinhamento dentário

A principal característica do apinhamento dentário são os dentes tortos e sobrepostos. Em geral, seu desenvolvimento está relacionado à questões genéticas, como o tamanho dos dentes ou dos ossos dos maxilares.

Além de representarem um problema estético, os dentes apinhados dificultam a realização de uma higiene bucal adequada, colocando em risco a saúde oral.

Para a sua correção, é indicado tratamento ortodôntico que se utiliza de aparelhos dentários. Os aparelhos podem ser fixos ou móveis.

Nos casos mais graves, os dentes apinhados devem ser extraídos e substituídos por próteses ou implantes dentários.

2- Mordida aberta

Esse tipo de má oclusão dentária tem como principal característica a falta de contato entre os dentes superiores e inferiores da arcada dentária, podendo serem estes os dentes anteriores ou os dentes posteriores.

Sua causa é frequentemente relacionada com problemas no desenvolvimento da estrutura óssea do rosto da pessoa. Por isso, se manifesta mais comumente em crianças.

Entre suas consequências negativas estão o desgaste dentário dos dentes sobrecarregados.

Além disso, pode desencadear outros sintomas como dores de cabeça e perda óssea. Em geral, a mordida aberta é tratada com o uso de aparelhos ortodônticos.

3- Mordida profunda

O segundo tipo de má oclusão dentária da lista é a mordida profunda. Ela é caracterizada por  dentes presentes na arcada superior tão grandes que chegam a encobrir os da arcada inferior.

Comumente, a causa da mordida profunda é genética e hereditária, podendo estar associado à extrusão dentária ou ao retrognatismo. Dessa maneira, seu tratamento depende do fator causador do problema.

Contudo, é comum que também sejam utilizados tratamentos com aparelhos dentários.

4- Mordida cruzada

A mordida cruzada é caracterizada pelo desalinhamento entre a arcada superior e a arcada inferior. Ela pode ser causada por questões genéticas.

Contudo, outros motivos também podem provocar seu aparecimento, como a respiração pela boca ou a perda precoce de dentes de leite ou o prolongamento de hábitos como chupar mamadeira.

Seu tratamento pode ser feito através de expansores palatinos, a remoção de dentes ou aparelhos ortodônticos. Em casos mais graves, há a necessidade da realização de procedimentos cirúrgicos.

5- Diastema

Esse é o mais inofensivo entre os tipos de problemas ortodônticos. Isso porque, em geral, o diastema não representa uma ameaça para o bom funcionamento da boca.

Caracterizado pelo presença de um espaço entre os dentes, o diastema pode estar relacionado à questões genéticas, como anomalias referentes ao freio labial ou má formação dos dentes.

Quando em crianças, pode acontecer de, posteriormente, com a erupção de dentes definitivos, a falha seja corrigida naturalmente.

Em adultos, os possíveis tratamentos estão relacionados ao uso de aparelhos de dente ou aplicação de lentes de contato dental, por exemplo.

Contudo, é importante ressaltar que o diastema pode facilitar o acúmulo de bactérias na boca e o desenvolvimento de cárie dentária.

Não esqueça de consultar seu dentista para conferir as melhores opções de tratamentos para algum problema ortodôntico.

Sair da versão mobile