Atualmente, a tecnologia proporciona inúmeras facilidades em nosso cotidiano, e não podia ser diferente na odontologia. Devido ao avanço tecnológico, o planejamento de tratamentos odontológicos tem se tornado muito mais simples, usando recursos como o planejamento virtual.
Com o planejamento visual entender o tratamento e visualizá-lo se tornou possível e fácil. É por meio desse método que o dentista poderá demonstrar ao paciente o andamento estético e funcional do tratamento em questão.
Em síntese, o planejamento virtual é um método moderno que substitui as formas convencionais de realizar o plano de tratamento dentário do paciente.
O que é planejamento virtual?
Vejamos mais a fundo o que é planejamento virtual.
Também conhecido como Digital Smile Design (DSD), trata-se de um sistema tecnológico que une os dados clínicos do paciente ao exame de imagem volumétrica, resultando numa imagem tridimensional na qual pode ser simulado o plano de tratamento.
O conceito desse método é baseado numa analise das proporções odontológicos do paciente, por meio de vídeos e de fotografias digitais. A calibração dessas imagens no computador proporcionará a manipulação do sorriso do paciente.
Assim, fica muito mais fácil para o dentista mostrar etapa por etapa do tratamento planejado, além de apresentar a expectativa do resultado final. Portanto, esse método permite que as perspectivas e o planejamento odontológico do profissional sejam alinhadas à aprovação do paciente.
Quando esse planejamento pode ser utilizado?
Nem todo planejamento odontológico exige o uso desse método, como em casos de dentística e de endodontia.
No entanto, existem alguns tratamentos no quais esse método é essencial. Confira:
- Pode ser usado em 100% dos casos de planejamento de cirurgia ortognástica;
- Também é o único método de planejamento dos famosos alinhadores ortodônticos transparentes, o Invisalign;
- Frequentemente utilizado para planejamento ortodôntico no geral;
- Também é um excelente método de planejamento de implantes e planejamento de prótese.
Os benefícios desse método, além da pré-visualização dos resultados, incluem a previsão de movimentos cirúrgicos específicos, permitindo ao profissional a avaliação da reprodutibilidade dos movimentos propostos e promovendo mais segurança ao paciente e confiança ao profissional.
Veja os benefícios que esse método garante:
- Envolvimento do paciente no processo de planejamento odontológico, melhorando a comunicação e sua satisfação, além de possibilitar sua decisão baseando-se em seus desejos;
- Melhora a comunicação da equipe responsável pelo tratamento, de forma que todos conseguem desfrutar da visualização do objetivo;
- Ajuda o profissional a determinar a melhor estratégia de planejamento possível, pois é possível observar os resultados e o movimento durante a simulação.
Qualquer dentista pode realizar esse método de planejamento?
Sim! Para obtenção dessa tecnologia e uso desse método, os únicos requisitos são a compra de um software de planejamento virtual específico e o treinamento adequado.
O profissional pode ainda contratar uma consultoria especializada para auxiliá-lo nesse processo.
Os bons resultados dependem da experiência do dentista, da aplicabilidade clínica do método e do bom uso do instrumento tecnológico.
Em linha gerais, o planejamento virtual é o resultado da constante evolução da área odontológica, possibilitando que o paciente alcance o sorriso perfeito com mais facilidade.