Simpatio
DENTISTAS

Paul Keyes desenvolveu a teoria sobre a cárie dentária

Paul Keyes desenvolveu a teoria sobre a cárie dentária

Entenda a importância dos estudos realizados pelo cientista

Diversos estudiosos tiveram papel importante na descoberta de novos conhecimentos odontológicos. Entre eles podemos citar o Doutor Paul Keyes.

Paul Keyes recebeu sua certificação na Universidade da Pensilvânia – Faculdade de Medicina Dentária, em 1941 e um Mestrado em Anatomia da Universidade de Rochester Faculdade de Medicina e Odontologia, em 1947, sendo extremamente importante para o crescimento da odontologia.

Paul Keyes foi um importante estudioso da odontologia que desenvolveu um diagrama que mostra a natureza multifatorial da cárie.

No decorrer deste artigo discutiremos um pouco mais sobre esta teoria sobre a cárie dentária. Mas antes disso, vamos entender um pouquinho mais sobre o conceito de cárie. Acompanhe!

Sobre a Cárie Dentária

A cárie é uma forma de deterioração de nossos dentes. Ela representa uma lesão estrutural e uma infecção causada por bactérias, o conhecido biofilme dental.

Geralmente, elas perfuram o esmalte do dente, formam placas duras e com coloração escura. Assim, dependendo da profundidade, causam dor e desconforto nos dentes.

A anomalia pode ser diagnosticada pelas áreas de odontologia, clínicas médicas e pela gastroenterologia. Possui três tipos principais de manifestação, sendo elas:

  1. Cárie coronária: formação mais comum de cárie, ocorre tanto em adultos como em crianças. São mais frequentes entre os dentes e nas áreas de superfície da mastigação;
  2. Cárie radicular: formação mais comum em pessoas mais velhas. Quando envelhecemos, nossa gengiva se retrai e deixa exposta as raízes do dente. Como a raiz do dente perde a cobertura do esmalte, essa área se deteriora muito mais rapidamente;
  3. Cárie recorrente: formação mais frequente pelas áreas em volta de restaurações e nas partes mais expostas dos dentes (coroas).

O melhor tratamento para a cárie dentária e remoção delas é a obturação. Por isso, esse tratamento pode ser feito por meio de uma anestesia ou por meio de uma broca, que raspa toda a área lesionada.

Assim, podemos dizer que o procedimento consiste na remoção do tecido danificado e reconstrução da estrutura dentária do paciente.

Estudo Sobre a Cárie de Paul Keyes

O pesquisador desenvolveu um diagrama chamado de Tríade de Keyes, que demonstra a natureza multifatorial da cárie.

Assim, como o próprio nome já dize, o diagrama apresenta três fatores etiológicos essenciais para que o desenvolvimento da cárie seja possível.

Estes são denominados fatores etiológicos primários, se apresentando da seguinte maneira:

Além destes, um fator foi adicionado posteriormente, por Ernest Newbrun, um famoso cientista especializado em cariologia e odontologia.

Trata-se do tempo, uma vez que os outros fatores dispostos acima precisam estar presentes por um determinado período na cavida oral do paciente para que o ocorra o desenvolvimento da cárie dental.

O motivo para isso é que a desmineralização do esmalte não ocorre imediatamente, se manifestando de maneira progressiva.

Agora você já sabe um pouquinho mais sobre a cárie dentária e as teorias impostas por Paul Keyes e Ernest Newbrun, que ajudaram no desenvolvimento da odontologia em todo o mundo.

Sair da versão mobile