Saiba qual é o papel da odontologia humanizada e qual é a sua influência para com os pacientes
Você sabe qual é o papel da odontologia humanizada no atendimento ao cliente atualmente?
A odontologia humanizada é uma técnica que serve para fidelizar clientes que vem ganhando força no Brasil e no mundo.
Odontologia humanizada é um método de tratamento odontológico que surgiu na última década e o transforma em algo mais tranquilo e acolhedor para vencer a chamada Odontofobia.
Mas como é possível fazer isso? Bem, existem diversas maneiras, mas as mais utilizadas são:
- Presença e uso de recursos lúdicos nos consultórios.
- Técnicas de relaxamento.
- Aparelhos de ponta, tecnologicamente falando.
- Livros dos mais diversos tipos.
- Velas para perfumar o ambiente.
- Uso de músicas no consultório.
Saindo um pouco do quesito de ambiente e decoração do consultório, conversar com o paciente para deixá-lo menos tenso ajuda também.
Da mesma forma, explicar quais procedimentos serão realizados e como serão feitos é algo que ajuda a relaxar o cliente.
Sendo assim, manter uma relação humanizada com o paciente pode ser considerado o passo crucial no processo.
Deseja saber mais sobre o atendimento odontológico humanizado? Confira aqui em nosso artigo!
Diferença Entre a Odontologia Humanizada e a Tradicional
Um atendimento humanizado na odontologia se diferencia dos atendimentos tradicionais, principalmente, por ser mais confortável, seja pelo uso de aromatizantes e de músicas, ou então pela boa relação interpessoal.
É uma técnica válida e recomendada, pois fará cada vez mais que o medo de consultórios dentistas suma, independentemente do motivo que o causou.
A intenção da odontologia humanizada é prestar mais atenção no paciente como pessoa.
Sendo assim, não se mantém um foco tão grande nas técnicas e doenças sem nem ao menos conversar com o cliente.
Não se trata de deixar de lado o profissionalismo e o bom trabalho, mas sim fazer com que a pessoa na cadeira se sinta tranquila e à vontade durante toda a consulta.
Uma vez que o paciente é bem tratado durante todo o tempo, existe uma maior chance de que ele volte ao mesmo consultório, gerando assim uma fidelização do cliente.
Existem Outras Dicas Para Deixar o Meu Atendimento Mais Humanizado?
Após traçado um planejamento para o consultório, o primeiro passo para conseguir fazer um tratamento mais humanizado é transformá-lo em um local acolhedor.
Entretanto, esse processo não gira apenas em torno da ambientação do consultório no sentido estético.
Junto disso estão: bom atendimento da recepção, cumprir horários marcados, conversar com o paciente e não tratá-lo apenas de maneira subjetiva.
E como maneira subjetiva podemos elencar principalmente a pressa para finalizar a consulta. Tendo isso como um forte princípio, aposte em conversar mais com os clientes.
Pergunte sobre as mais diversas coisas, sempre respeitando a privacidade.
Fale também sobre o procedimento de forma fácil de entender, e fique à vontade para fazer brincadeiras.
Lembre sempre que um bom atendimento odontológico não é medido apenas pela qualidade do serviço em si, mas também por tudo o que o envolve.
E além de possuir um consultório humanizado e um bom tratamento pessoal, é aconselhado também o uso de aparelhos mais silenciosos.
Existem pacientes que não marcam consultas pois acham que o barulho é muito alto, o que os irrita ou faz mal de alguma forma.
Qual é a Importância Desse Tipo de Tratamento Para os Pacientes?
Segundo uma pesquisa da Sociedade Americana de Odontologia, três a cada dez adultos tem medo de ir ao dentistas.
É válido ressaltar que não existe apenas uma forma que o medo pode surgir, mas sim diversas razões.
Uma pesquisa feita na Noruega mostra que pessoas com odontofobia estão mais propensos a possuir cárie e placas de tártaro.
Ambos os problemas são causados, entre outras razões, pelo baixo acompanhamento odontológico.
Sendo assim, é muito importante utilizar da odontologia humanizada para corrigir os problemas bucais desses adultos.