Simpatio
DENTISTAS

Mulheres na odontologia: confira as áreas de atuação

Mulheres na odontologia: confira as áreas de atuação

Confira aqui como as mulheres na odontologia atuam na área

Durante muitos anos, os homens eram grande maioria na área da odontologia. No entanto, com as mudanças sociais, cresceu o número de mulheres na odontologia. Elas passaram  a dominar uma grande parcela do mercado.

Em 2018, o Conselho Federal de Odontologia divulgou que na área odontológica há 484.450 profissionais inscritos. Os profissionais masculinos correspondem a 147.114 ou 30,4%. Mas e as mulheres na odontologia?

As mulheres na odontologia somam um total de 337.336 profissionais. Desse modo, com um total de 484.450 profissionais inscritos no Conselho Federal de Odontologia, as mulheres já representam 69,6%.

Qual a atuação das mulheres como dentistas?

A mulher na odontologia atua em todas as áreas de trabalho. Por isso, a participação da mulher na odontologia ocorre como:

Além dessas áreas, a profissional ainda pode atuar na área acadêmica ou como empreendedora.

Datas importantes para Mulheres na Odontologia

As profissionais da odontologia comemoram datas importantes durante o ano.

O Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, marca as lutas e conquistas femininas em todos os setores, inclusive no mercado de trabalho odontológico.

Além disso, as dentistas também comemoram o Dia do Dentista, que é uma data comemorativa para os profissionais da área. No Brasil, a marca é comemorada no dia 25 de outubro.

Tem como objetivo divulgar a conscientização da importância da higiene oral para a saúde. Mas, também, o dia do dentista no Brasil foi escolhido para celebrar a criação dos cursos no país.

Mas, e globalmente? O dia mundial do dentista é comemorado em 3 de outubro. Isso porque o primeiro curso de graduação foi criada nessa mesma data, no ano de 1840. Isso ocorreu em Baltimore, nos Estados Unidos.

Agora que você já conhece sobre as atuações das mulheres na odontologia, que tal marcar uma consulta com a dentista de confiança e apoiar o trabalho dela?

Sair da versão mobile