Simpatio
PACIENTES

Microagulhamento melhora e rejuvenesce aparência facial

Microagulhamento faz a aparência facial parecer mais jovem

Microagulhamento faz a aparência facial parecer mais jovem

Saiba mais sobre o microagulhamento, técnica que ajuda a esconder imperfeições na pele causadas pelo passar dos anos

Assim como a osteoporose pode aparecer com o passar dos anos, a pele pode começar a apresentar problemas. E para tratá-los, existe o microagulhamento.

O microagulhamento é um procedimento que pode ser realizado por meio de técnicas diferentes.

Microagulhamento é um tipo de tratamento dermatológico utilizada para incentivar a produção de colágeno e de elastina.

Sendo assim, ela pode ser aplicada em diversos casos. Confira abaixo:

Contudo, que tal falarmos mais a fundo sobre esse assunto? Acompanhe em nosso artigo.

Como é Feito o Microagulhamento?

Também chamado de indução percutânea de colágeno por agulhas, ou IPCA, é um procedimento no qual são feitas microperfurações na pele.

Desta forma, após a aplicação de uma anestesia local onde será feito o IPCA, o dermatologista irá passar um rolo com agulhas no rosto do paciente.

Para a realização do procedimento podem ser utilizados os rolos antes citados ou então equipamentos automáticos.

O equipamento empregado irá variar dependendo da necessidade específica de cada caso.

É válido lembrar que caso o equipamento escolhido pelo profissional que irá realizar o procedimento seja o rolo, o médico deve selecionar antecipadamente qual o tamanho das agulhas.

Esse passo é extremamente necessário tendo em vista que a profundidade de cada rolo é diferente.

Em compensação, ferramentas mais novas possibilitam um ajuste das agulhas ainda durante o procedimento para que sejam empregadas profundidades diferentes no rosto do paciente.

Sendo assim, existem diversas formas como o procedimento pode ser feito considerando a profundidade de cada agulha, mas o que varia entre elas será a necessidade do paciente.

Qual é a Finalidade Desse Tratamento?

Mas para que serve o microagulhamento no rosto?

Levando em conta que o procedimento estimula o organismo a produzir mais colágeno e elastina, a sua finalidade é de ajudar no processo de restauração da pele.

Os dois são ingredientes importantes para manter a sua firmeza, e produzi-los faz com que a estrutura da pele seja mantida.

Por organizar as fibras internas da pele, o tratamento ajuda a trazer um aspecto mais robusto e firme para o corpo e também para o rosto, causando a impressão de uma pele mais jovem.

Sendo assim, esse procedimento ajuda a cuidar dos principais problemas que aparecem com o tempo como rugas e cicatrizes causadas por acne além da alteração na estética.

Existem Contraindicações?

Existem algumas contraindicações de quadros específicos. Confira abaixo quais são eles:

Exceto esses casos, não existem outras contraindicações. Sendo assim, até mesmo grávidas podem fazer esse tipo de procedimento caso necessário.

Entretanto, podem ser apontados alguns possíveis efeitos colaterais do microagulhamento. Alguns dos quadros elencados e que podem surgir, ou reaparecer, após o procedimento são:

E é justamente por esses riscos que é aconselhado que o procedimento seja feito em consultórios dermatológicos, com especialistas e utilizando produtos descartáveis e esterilizados.

Quais Cuidados Tomar Após Feito o IPCA?

Por se tratar de um procedimento que mexe com a pele, é recomendado o uso de filtros solares diariamente e evitar ficar exposto ao sol por cerca de 45 dias após feito o procedimento.

Junto deles, também podem ser utilizados cremes cicatrizantes que contenham antibióticos na fórmula.

Também é recomendado o uso de água termal para acalmar a pele, tendo em vista que durante a recuperação completa ela pode apresentar problemas como:

De toda forma, o dermatologista também pode usar e indicar outros produtos para melhorar o resultado e a recuperação da pele assim que finalizada a sessão.

Por Que Fazer um Tratamento de Microagulhamento?

Essa forma de fazer o tratamento estético é muito aconselhado uma vez que é um procedimento praticamente indolor e que traz diversos benefícios.

Além disso, após feito o procedimento a pele pode absorver mais facilmente os medicamentos sob ela aplicados, o que pode ajudar a cuidar melhor de diversos problemas.

E mesmo sendo mais conhecido no rosto, o microagulhamento pode ser feito no colo, pescoço, membros, seios, coxas, abdômen e até no couro cabeludo, trazendo benefícios específicos para cada área.

Qual é o Preço?

Antes de dizer qual é o preço, é válido lembrar que ele pode sofrer alteração dependendo alguns fatores como a clínica onde será feito o procedimento, o local do corpo onde será feita o microagulhamento e o profissional.

Desse modo, o preço médio de cada sessão pode variar entre R$150 e R$500.

De toda forma, a quantidade de sessões necessária varia de pessoa em pessoa principalmente pelo estado da pele e também pela quantidade de problemas na pele que a pessoa possui.

Mesmo assim, existem casos em que duas sessões foram suficientes para cuidar dos problemas..

Mas não existem estudos, dados ou fatores que indicam quantas sessões cada pessoa deve realizar.

Depois de Quanto Tempo Posso Fazer Outra Sessão?

Uma dúvida que pode acabar surgindo é: quanto dura o tempo de efeito do microagulhamento?

A duração do procedimento dentro da clínica é, em média, de 30 minutos. Mas eventualmente podem existir contratempos que podem esticar para cerca de uma hora o processo.

O tempo para que a pele se recupere totalmente após feito o tratamento é em torno de seis meses.

Porém uma nova sessão pode ser feita em um período entre 30 e 45 dias.

Gostou de saber mais sobre o microagulhamento? Não deixe de acompanhar os artigos da Simpatio sobre esse e outros temas!

Sair da versão mobile