A língua pode ser um grande indicador sobre a nossa saúde, com manifestações como o inchaço
Existem diversos tipos de manifestações e alterações que podem acometer a boca e suas estruturas. Geralmente, essas mudanças são sintomas de diferentes patologias – língua inchada é um deles.
A língua inchada não é uma doença por si só. Então, o que causa o edema no órgão? Essa característica é normal ou é preciso buscar ajuda com um dentista?
A língua inchada é um sintoma de diversas doenças e problemas bucais. Essa é uma reação do corpo quando algo não vai bem e nem sempre a causa está ligada à saúde bucal.
O que causa o edema de língua?
O edema de língua tem diversas causas. Por isso, separamos algumas dessas razões em tópicos. Confira:
Alergias
As alergias podem causar o inchaço da língua. No entanto, essa reação alérgica é comum e não está estritamente ligada com a alergia a alimentos.
Separamos a lista de algumas causas de alergia que resultam em língua inchada:
- Alergia a picadas de inseto (em qualquer parte do corpo);
- Alergia a medicamentos (via oral ou injetáveis);
- Alergia a alimentos;
- Reação ou choque anafilático.
Doenças
Existe uma lista enorme de doenças que podem causar inchaço na língua. Algumas são doenças bucais, porém outras afetam o corpo como um todo e tem a língua inchada como um de seus sintomas. Confira algumas delas:
- Glossite;
- Herpes;
- Sífilis;
- Acromegalia;
- Anemia perniciosa;
- Síndrome de Melkersson-Rosenthal;
- Síndrome de Beckwith Wiedemann;
- Síndrome de Down;
- Angioedema hereditário;
- Linfangioma;
- Hipotireoidismo;
- Deficiência de vitamina B3;
- Distúrbio da glândula pituitária;
- Neurofibroma oral (tumor benigno);
- Sarcoma (tipo de câncer);
- Câncer de língua.
Hábitos e pequenos machucados
A língua também pode apresentar inchaço devido a alguns hábitos do paciente ou por conta de pequenos traumas e machucados. Por isso, reunimos alguns fatores que podem causar o inchaço da língua:
- Morder a língua;
- Queimar a língua, com alimentos ou bebidas quentes;
- Fumar: a fumaça quente ingerida pode causar inchaço da língua, entre outros problemas bucais;
- Consumo de bebidas alcoólicas.
Como fazer o diagnóstico de língua inchada?
Se você percebeu que sua língua está inchada ou inchou por um período de tempo, procure um odontologista. Assim, juntos, vocês irão discutir as possíveis causas desse edema.
Além disso, o cirurgião-dentista irá fazer uma checagem completa, para eliminar os diagnósticos mais graves. Afinal, a língua inchada pode ser um sinal de câncer.
Após o exame clínico, o dentista dará o diagnóstico ou as possibilidades de causas para o edema.
Nos casos de doenças que afetam todo o corpo, ou se necessário, o profissional também irá te encaminhar para um médico especialista.
Qual o tratamento para edema de língua?
O tratamento pode variar dependendo da causa ou causas que levam ao inchaço da língua.
Nos casos de alergias, é preciso fazer um tratamento com médico especialista. O mesmo acontece nos casos de câncer e hipotireoidismo, por exemplo.
Já quando a causa é uma doença bucal, o próprio dentista pode indicar o melhor plano de tratamento. Desse modo, alguns podem envolver o uso de medicamentos.
No entanto, nos casos de fumo e consumo de bebidas alcoólicas, o tratamento depende mais do paciente. Há profissionais que podem ajudar com o processo de parar o consumo, mas é preciso que, primeiro, o paciente decida parar.
Agora você já sabe: língua inchada é sinal de problemas! Por isso, não deixe de procurar seu cirurgião-dentista caso isso aconteça com você.