Simpatio
PACIENTES

Hiperqueratose na boca: causas e características

Hiperqueratose na boca: causas e características

Placas esbranquiçadas podem ser provocadas por traumas friccionais

Movimentos friccionais e repetitivos que afetam o interior de nossas bocas não causam apenas machucados e feridas. Eles também podem ser responsáveis pela hiperqueratose.

Você conhece a hiperqueratose, suas causas e principais características?

Hiperqueratose se manifesta através do aparecimento de placas e manchas brancas em qualquer região da boca.

Causas da Hiperqueratose

O surgimento das lesões brancas é causado por traumatismos na mucosa oral. Desse modo, o traumatismo crônico pode acontecer por diversas razões. Entre elas, podemos citar:

Esse fatores ocasionam movimento de fricção, que desencadeia o aparecimento da hiperqueratose em mucosa oral através do aumento da produção de queratina na área afetada.

Características da Hiperqueratose

A principal característica do problema é o aparecimento de manchas opacas na cavidade oral. Essas placas podem se manifestar em toda a boca.

Contudo, existem áreas em que essa manifestação é mais frequente, como nos lábios ou na mucosa jugal. A placa pode contar com alguns centímetros de diâmetro e apresentar consistência macia.

A superfície irregular também pode ser uma característica desse tipo de lesão.

Tratamentos da Hiperqueratose

Não é possível tratar a lesão branca através de procedimentos que visam a raspagem. Dessa maneira, sua remoção é possibilitada através da realização de procedimento cirúrgico.

Além disso, tratamento da hiperqueratose na odontologia está diretamente associado à sua causa. Por isso, é de extrema importância visitar o profissional da odontologia ao aparecerem os sinais.

Isso porque o médico dentista poderá realizar um exame profundo e completo, incluindo biópsia, para descartar a possibilidade de a lesão na boca advir de outras causas mais graves.

Alternativas ao Aparecimento de Manchas Brancas

Existem outras doenças e problemas orais que se caracterizam pelo aparecimento de manchas brancas na boca e podem ser facilmente confundidas com a hiperqueratose.

Como exemplo, podemos citar:

Nevo branco esponjoso

O nevo branco esponjoso provoca o aparecimento de placas esbranquiçadas na boca. Sua principal causa é genética, sendo transmitido hereditariamente.

Dessa maneira, essa lesão é benigna e não coloca a saúde bucal do paciente em risco. Além disso, se manifesta majoritariamente em crianças ou adolescentes, podendo estar presente desde o nascimento.

Contudo, é importante visitar o médico dentista para fazer a verificação e o diagnóstico da lesão.

Leucoplasia

A leucoplasia é uma irritação crônica da mucosa oral frequentemente associada ao uso excessivo de cigarro. Em geral, esse tipo de lesão não acarreta dores ou outros tipos de sintoma.

As placas da leucoplasia podem ser finas ou rugosas. O tratamento só é necessário em estados mais avançados, uma vez que, no estágio inicial, o problema tende a desaparecer espontaneamente depois de um tempo.

Ele consiste em remoção cirúrgica da lesão, não sendo possível realizar raspagens. É importante realizar essa remoção, visando prevenir o risco de desenvolvimento de um câncer na cavidade oral.

Ainda, o tratamento pode ser beneficiado com o uso de medicamentos devidamente prescritos pelo profissional da odontologia.

Procure seu médico dentista de confiança ao primeiro aparecimento de manchas ou lesões esbranquiçadas na boca, como as causadas pela hiperqueratose.

Sair da versão mobile