Entenda como funciona o gel anestésico para bebês e quais são seus prós e contras
O nascimentos dos dentes é sempre um momento muito especial para os responsáveis pela criança. Entretanto, pode ser uma ocasião um tanto incômoda para os pequenos. Por isso, muitos pais optam pela aplicação do gel anestésico para bebê em seus filhos.
O ideal é que ele seja utilizado com moderação, ainda mais por se tratar de crianças de colo. Assim, você deve pegar o gel anestésico para bebê, aplicar no dedo e massagear a gengiva da criança.
Gel anestésico para bebê é um medicamento utilizado para aliviar as dores provenientes das primeiras estruturas dentárias das crianças.
Confira neste artigo suas indicações e os riscos do seu uso!
O Gel Anestésico Para Bebês é Realmente Eficaz?
Agora está na hora de compreendermos se o gel anestésico para bebês é realmente eficaz ou apenas mais um modismo propagado na internet.
Bom, podemos dizer que ele de fato funciona. No entanto, existe uma série de riscos para o bebê relacionados ao seu uso. Por isso, é preciso ficar muito atento e conversar com o profissional de confiança antes de tudo!
Em primeiro lugar, quando comparado aos outros métodos para aliviar os incômodos da erupção dentária, ele apresenta um defeito: o gel anestésico possui o efeito pouco duradouro.
Além disso, alguns desses produtos contam com uma substância chamada benzocaína. Ela pode desencadear uma condição rara, mas muito grave e que pode ser fatal, chamada metemoglobinemia.
A doença é caracterizada pela quantidade de oxigênio levada no sangue, que reduz drasticamente, e em casos mais severos, pode levar até mesmo a morte da pessoa.
Em crianças menores de dois anos, esta doença é ainda mais perigosa, apresentando altos índices de fatalidade.
Fora isso, alguns dos géis também contam com outra substância perigosa: a lidocaína. Ela é usada como anestésico, mas em contato com a boca da criança, ela pode engoli-la e causar uma série de problemas.
Por exemplo, uma convulsão ou até complicações graves no cérebro e coração que também podem levar a morte.
As autoridades ainda alertam que os géis não são úteis para diminuir a dor do nascimento dos dentinhos porque eles saem logo das gengivas, já que nesta fase o bebê está salivando bastante.
Outro fator negativo relacionado aos géis anestésicos é que se o bebê já possui algum dentinho, ele irá perder a sensibilidade na boca.
Com isso, pode acabar mordendo e machucando lábios, bochecha e língua sem ao menos perceber.
Outras Maneiras de Aliviar a Dor na Gengiva do Bebê
Agora iremos apresentar algumas alternativas bastante utilizadas para aliviar a dor proveniente da gengiva do bebê. E, talvez um dos métodos mais utilizados seja a entrega de mordedores para as crianças.
Trata-se de uma maneira de aliviar a coceira e as dores provenientes da cavidade oral dos pequenos durante esta fase da vida. O indicado é guardar o objeto na geladeira, para que ele sempre tenha uma temperatura agradável.
Além disso, outra técnica bastante empregada é a realização de uma massagem gengival.
O procedimento é bastante semelhante ao uso do gel anestésico para bebês, entretanto este é realizada com a utilização de uma gaze umedecida com soro fisiológico gelado.