Ícone do site Simpatio
PACIENTES

Elástico em cadeia é usado como tracionador de dentes

Elástico em cadeia é usado como tracionador de dentes

O elástico em cadeia possibilita a correção mais rápida dos dentes que sofrem com disfunções ortodônticas

A ortodontia é a área responsável pela correção das posições dos dentes. A intervenção ortodôntica que mais conhecemos é o aparelho fixo, que podem ter sua ação potencializada com o uso do elástico em cadeia.

elástico em cadeia tem um formato peculiar e dá a impressão de que os dentes estão amarrados uns aos outros.

O elástico em cadeia é altamente usado quando é preciso gerar tracionamento dos dentes, como fechar pequenos espaços entre eles ou causar pequenas movimentações de uma estrutura dentária.

Para diastemas, por exemplo, que é aquela pequena cavidade interdental, o elástico corrente é muito útil.

Há casos em que pessoas querem colocá-los por conta da estética, já que são coloridos e chamativos. No entanto, isso não é recomendado, pois podem causar modificações na arcada dentária, prejudicando a saúde bucal.

O acúmulo de resíduos durante esse tratamento é maior. Por isso, é importante realizar uma higienização bucal minuciosa, a fim de evitar a aglomeração de placa dentária.

Como dissemos, esses elásticos ortodônticos efetuam uma grande força nos dentes. Então, é comum que os pacientes relatem um incômodo na hora de mastigar algum alimento. Os dentes ficam doloridos.

O Aparelho Fixo Ortodôntico

O aparelho ortodôntico fixo funciona movimentando os dentes a partir da aplicação de uma força leve. que tende a variar de acordo com a gravidade de cada caso.

Ele é composto por braquetes, aqueles ferrinhos grudados no dente, arco, o fio metálico que passa pelos braquetes, e ligaduras metálicas ou borrachinhas coloridas, que servem para fixar o arco no interior dos braquetes.

E, além disso, momentaneamente é requerido o uso dos elásticos.

É importante ressaltar que a borrachinha do aparelho e o elástico corrente são propriedades diferentes.

A função do aparelho é alinhar e nivelar os dentes. Quando eles estão atingindo a posição ideal, o dentista troca os fios leves por fios mais pesados, que são de aço, quadrados ou retangulares, sendo mais grossos que os inicias.

Fora isso, nesse instante também é colocado os elásticos presos aos braquetes para estabilizar ainda mais a arcada dentária.

Higiene bucal e o Elástico em Cadeia

Há alguns instrumentos que ajudam na limpeza dos dentes de quem faz uso do aparelho fixo.

Existe ainda um aparato que pode ajudar bastante, que se chama passador de fio para aparelho. É uma ferramenta em formato de agulha. Ela pega as pontas do fio dental, e, assim, é mais fácil de usá-lo, mesmo se estiver com o elástico em cadeia.

Sair da versão mobile