Ícone do site Simpatio
PACIENTES

Saiba tudo sobre os dentes inferiores da arcada dentária

Saiba tudo sobre os dentes inferiores da arcada dentária

Entenda qual é a diferença entre os nossos dentes inferiores e superiores

Tanto nossos dentes inferiores quanto superiores são responsáveis por cortar, prender e triturar os alimentos. O que é fundamental em nosso processo de nutrição.

Eles possuem funções bastante semelhantes, mas nesse artigo iremos focar e falar um pouco mais sobre os nossos dentes inferiores.

Durante a dentição decídua, um ser humano costuma apresentar um total de 10 dentes inferiores. Quando essa dentição é substituída pela permanente, a pessoa passa a ter 16 inferiores.

O dente, de maneira geral, é uma estrutura localizada na boca que tem como características ser rígida, saliente e esbranquiçada.

Ele é originado no maxilar e na mandíbula (ou arcada dentária no ser humano) de muitos vertebrados.

Anatomia dos dentes inferiores

A anatomia dos dentes inferiores é constituída por 3 partes, sendo elas a raiz, a coroa e o colo:

  1. Raiz- essa parte do dente fica presa aos osso do rosto, como o maxilar e a mandíbula. A raiz constitui geralmente dois terços do dente.
  2. Coroa- é a parte mais visível do dente. O formato da coroa é o que define a função dos dentes. Por exemplo, dentes mais afiados servem para cortar, enquanto os mais planos trituram os alimentos.
  3. Colo- essa parte fica localizada entre a raiz e a coroa do dente. Trata-se da linha de junção dos dentes e da gengiva.

Estrutura dos dentes inferiores

Coincidentemente, a estrutura dos dente inferiores também é formada por 3 partes. Imagine realizar um corte vertical em um dente, as estruturas que você encontraria seriam:

  1. Esmalte – formado por sais de cálcio, o esmalte é o tecido mais rígido e mineralização do dente e de todo o corpo humano. É a camada mais externa da superfície dentária.
  2. Dentina – camada dentária situada abaixo do esmalte. É uma substância dura e sensível, contém sais de cálcio e envolve a polpa do dente.
  3. Polpa – é a parte central do dente formada por um tecido mole. É nessa região que se encontram o nervo e os vasos sanguíneos

Nome e função dos dentes inferiores

Como já foi dito, o arco dental inferior, durante a dentição permanente, é formado por 16 dentes. Eles costumam se distribuir em quatro dentes incisivos, dois caninos, quatro pré molares e seis molares.

Dependendo do seu formato, é atribuída a função de cada estrutura dentária presente na arcada:

Dentes inferiores x superiores

Apesar dos inferiores e superiores serem extremamente semelhantes, podemos dizer que existe uma diferenciação entre eles.

Ela se dá pela quantidade de raízes e canais que eles cada um deles possui. Então vamos aos números:

Além disso, é possível dizer que apesar de apresentarem a mesma nomenclatura, alguns dentes inferiores e superiores se diferenciam quanto ao tamanho da estrutura dentária, o que pode variar bastante.

Sair da versão mobile