Simpatio
PACIENTES

Como os dentes apinhados atrapalham a saúde bucal?

Como os dentes apinhados atrapalham a saúde bucal?

A sobreposição dos dentes recebe o nome de apinhamento dentário

O alinhamento dos dentes é parte essencial da constituição de um sorriso considerado perfeito. Contudo, nem sempre os dentes nascem da maneira correta, como acontece com os dentes apinhados.

Os dentes apinhados são uma das formas mais comuns de desalinhamento dos dentes.

Dentes apinhados são aqueles que nascem tortos e sobrepostos um sobre o outro. Além de representarem um inconveniente estético, esses dentes também podem estar por trás de diversos problemas para a saúde bucal.

Causas dos dentes apinhados

Em geral, o nascimento de dentes tortos está relacionado a questões genéticas. Dessa maneira, o tamanho dos dentes ou dos ossos dos maxilares são decisivos para a posição dos dentes na arcada dentária.

Quando um dente não encontra espaço para se desenvolver, ele acaba se desenvolvendo em um espaço já ocupado por outro dente. Então, surgem os popularmente chamados dentes encavalados.

Além disso, o apinhamentos dos dentes pode ser provocado pelo hábito de chupar o dedo ou chupeta exageradamente durante a infância.

Isso acontece uma vez que a sucção intensa e os movimentos da língua provocam alterações no posicionamento dos dentes enquanto eles ainda estão passando pelo processo de erupção.

Também existem má formações faciais que motivam o problema. Esses casos são mais raros, porém não inexistentes.

Ainda falando de problemas que ocorrem durante a infância, a perda de um dente decíduo, ou seja, um dente que compõe a primeira arcada dentária, pode acarretar o encavalamento de um dente permanente.

Os dentes de leite agem abrindo espaço para a erupção da próxima arcada dentária. A ausência de um de seus componente faz com que o espaço para o crescimento do dente permanente não esteja garantido na boca da criança.

Riscos dos dentes apinhados

Os dentes tortos não representam apenas um problema estético. Dentes mal posicionados dificultam a realização de uma higiene bucal adequada.

Desse modo, o acúmulo de bactérias e restos de alimento na boca é facilitado, mesmo após a escovação.

Se essas sujeiras não forem removidas, podem provocar infecções na boa e desenvolver uma série de doenças orais e periodontais. São exemplo a halitose, a gengivite e a periodontite.

Entre as doenças orais, a mais comum é a cárie dentária. A cárie é uma lesão dentária de coloração escura, causadas por bactérias que perfuram o esmalte dentário.

Entre os principais sintomas da cárie estão sensibilidade dentária e dor ao mastigar.

Tratamentos dos dentes apinhados

A ortodontia é a especialidade da odontologia que foca na correção de dentes tortos ou encavalados.

Dessa maneira, é de extrema importância que as pessoas que desenvolvam apinhamento dentário procurem por ajuda de um profissional da área.

Em geral, a correção dos dentes encavalados acontece através do tratamento utilizando aparelhos ortodônticos.

Esses aparelhos pode ser fixos ou móveis, dependendo da indicação do médico dentista. Normalmente, os fixos são recomendados para adolescentes e adultos, enquanto os móveis ou removíveis são recomendados para crianças.

A gravidade do caso vai definir o tempo de duração do tratamento, que pode se estender por alguns anos.

Nos casos mais severos, os dentes apinhados podem ser extraídos e substituídos por próteses ou implantes dentários.

Sair da versão mobile