Relevância da curva de Wilson na oclusão dentária
Uma boca saudável e um sorriso bonito, entre outros fatores, inclui uma oclusão adequada. Ou seja, uma mordida e encaixe dentário ideal. Para isso o dentista especialista utiliza alguns métodos de análise, como a curva de Wilson.
A análise por meio da curva de Wilson é um importante método na identificação de alterações no plano oclusal. Mas você sabe o que é a cura de Wilson?
Curva de Wilson é um fenômeno observado durante a fase de erupção dos molares, ou seja, no período de dentição mista (decídua e permanente).
Trata-se da inclinação dos molares inferiores para lingual e dos superiores para vestibular, quando os arcos são observados em oclusão sob vista frontal.
Porém, antes de entender mais sobre a curva de Wilson, você deve saber o que é o plano oclusal.
O Que é Plano Oclusal?
O plano oclusal é um termo ortodôntico importante na obtenção da harmonia facial. Ele corresponde a uma superfície imaginária que toca todas as bordas e protuberâncias de contato dos dentes.
Ele é traçado por uma linha reta desde a oclusal do último dente inferior erupcionado até à borda incisal dos incisivos centrais inferiores.
A ortodontia atua no estabelecimento de mudanças no plano oclusal, a fim de alcançar ao plano oclusal ideal.
As biomecânicas usadas na ortodontia podem atuar na rotação do plano oclusal no sentido horário, para a abertura da mordida, ou sentido anti-horário, para o fechamento da mordida.
O plano oclusal também pode ser muito importante em confecções da prótese dentária, por exemplo.
Principalmente quando se trata de prótese total, já que o cirurgião-dentista deve saber escolher o plano oclusal. Afinal, essa escolha pode possibilitar a reabilitação de pacientes usuários dessa prótese de forma eficiente.
O Que é a Curva de Wilson?
A curva de Wilson é a inclinação para lingual dos dentes inferiores e posteriores, verificadas em 1911, por Wilson G. H..
Essas inclinações são observadas como uma linha que tangencia a curvatura oclusal, no sentido transversal, por meio das pontas de cúspides vestibulares e linguais dos dentes inferiores posteriores.
Há a possibilidade, também, de haver uma curva de Wilson negativa. Ou seja, quando os processos alveolares são inclinados para o palato.
Existem outras curvas de compensação no planos sagital e frontal, são as curvas de Spee e Monson, sendo que cada uma delas traça uma linha distinta.
A diferença entre curva de Spee e de Wilson, por exemplo, é que a curva de Spee é uma curva de compensação mastigatória caracterizada por uma linha curva no sentido ântero-posterior.
Ela tangencia as pontas de cúspides vestibulares dos dentes posteriores e as bordas incisais dos dentes incisivos.
Qual a Importância de uma Boa Oclusão Dentária?
A mordida, ou a oclusão dentária, é uma relação da arcada superior e inferior no toque desses dentes.
Portanto, a oclusão dentária abrange o funcionamento, a dinâmica e a morfologia dos dentes, envolvendo as articulações temporomandibulares, os dentes, esqueleto craniofacial e sistema neuromuscular.
Uma má oclusão pode ocasionar diversos problemas, tais como:
- Fadiga
- Tensão
- Hiperatividade
- Espasmos musculares
- Deslocamentos mandibulares
- Comprometimento da mastigação
Dessa forma, a correção de uma disfunção relacionada à má oclusão dentária é muito importante.
Assim, consultas de rotina ao dentista são essenciais para que o profissional possa analisar a oclusão por meio da curva de Wilson, por exemplo.