Ícone do site Simpatio
CLÍNICAS

Consultório odontológico portátil facilita o atendimento remoto

Consultório odontológico portátil: é possível o consultório vir até mim?

O consultório odontológico portátil funciona da mesma maneira que o convencional. Mas, agora, ele desloca-se junto do dentista

Ter um consultório odontológico próprio é o desejo de muitos dentistas. No entanto, alguns pacientes não têm condições de se locomoverem até o local. Por isso, existe o consultório odontológico portátil.

O consultório odontológico portátil requer uma adaptação, já que ele torna-se móvel, permitindo que o dentista o desloque para onde for preciso.

Consultório odontológico portátil funciona da mesma maneira que um consultório convencional. Mas, agora, os aparelhos são todos ajustados para serem transportados facilmente. Ele é perfeito para atendimento a domicílio, por exemplo.

Quem é atendido pelo consultório odontológico portátil?

Como dissemos, o consultório móvel tem como finalidade atender um público alvo bem determinado: aqueles que não conseguem se dirigir até a clínica. Então, essa é uma especialidade que visa fornecer uma odontologia mais inclusiva.

A odontologia inclusiva tem como objetivo cuidar de pacientes que apresentem necessidades especiais. Os tipos de deficiência são: visual, auditiva, comportamental, física, intelectual e múltipla.

Pacientes hospitalizados ou com problemas de saúde, que não podem se deslocar, também entram nesse grupo que recebem esse tipo de assistência. Idoso acamados são outro tipo de público-alvo.

Ainda há outra circunstância que necessita do atendimento ambulante, quando está envolvido um grande número de pacientes, como em empresas ou clubes esportivos.

Seria muito difícil levar todos ao consultório. Assim, é mais prático fazer o consultório ir até eles.

Portanto, o intuito do atendimento odontológico portátil é oferecer um serviço de comodidade com a mesma qualidade e tecnologia que o consultório odontológico possui.

Equipamentos portáteis

Os equipamentos portáteis são facilmente encontrados no mercado. Alguns fabricantes vendem o kit completo, que denominam-se equipos odontológicos portáteis.

Dessa forma, tudo o que o dentista precisar já vem acoplado.

Embora eles sejam um pouco pesados, são compactos e se encaixam sem complicações dentro de qualquer veículo. Mas é aconselhado estacionar perto do local que será o atendimento, pois facilita o transporte.

Confira os materiais necessários para o serviço home care:

Como muitos instrumentos precisam de esterilização, o dentista deve levá-los previamente desinfectados. Há a possibilidade de utilizar equipamentos descartáveis.

Para que a aparelhagem funcione, o dentista tem de se instalar em uma sala com dimensões para comportar o equipo odontológico, com uma ou duas tomadas por perto e água potável.

O conjunto do equipamento portátil inclui compressores para fazer os aparelhos funcionarem, mocho odontológico, cadeira odontológica e até mesmo raio X.

Ou seja, é realmente um consultório que desloca-se junto do dentista.

Custo do atendimento home care

O custo do atendimento home care é mais elevado que o tradicional. No entanto, visto que há uma quantidade imensa de benefícios, seu valor passa a ficar em segundo plano.

É importante que o dentista trace um plano de marketing para se destacar no ramo do consultório odontológico portátil e ficar cada vez mais conhecido no assunto, atingindo os pacientes que necessitam desse serviço especializado.

Sair da versão mobile