Confira algumas dicas para evitar as consequências do cafezinho
Não é segredo para ninguém que alguns alimentos contribuem para o escurecimento dos dentes e a aparição de manchas. Um desses grandes vilões é o café!
Tomar café diariamente faz parte da rotina dos brasileiros, que muitas vezes repetem a ação diversas vezes durante o dia. Por isso, vamos explicar a ação dele no dente e como evitar as temidas manchas escuras.
O café é uma bebida produzida a partir de grãos torrados e colhidos do pé de cafeeiro. Geralmente, tomamos o café quente, mas também pode ser consumido gelado ou misturado com outras bebidas, como o leite.
O café é estimulante por conter cafeína. O Brasil já foi um grande produtor e exportador dos seus grãos, mas atualmente divide o mercado com produtores de outros países.
O café escurece os dentes?
Infelizmente, ele contém corantes que mancham o esmalte dos dentes e os deixam com um aspecto amarelado. Porém, é preciso ressaltar, que esse amarelamento acontece com mais facilidade quando tomamos café em excesso.
Essas substâncias, chamadas de taninos, são um tipo de polifenol e também podem ser encontradas em outras bebidas, como vinhos ou chás escuros.
Para entender como o café nos afeta e sua ação, vamos analisar as estruturas do dente. Ele é formado por três camadas: a polpa, a dentina e o esmalte.
Polpa é um tecido mole que vai até a raiz dentária. Já a dentina, parte responsável pela coloração do dente, cobre a polpa. O esmalte é a parte mais externa e que garante proteção do dente.
Por ter um pH mais baixo que o da boca, o café é considerado uma substância ácida. Essa acidez agride o esmalte e provoca uma desmineralização.
Esse processo o torna mais poroso e, por isso, facilita que o tanino se instale no esmalte. Quando isso acontece, surgem as manchas, e o desgaste do esmalte deixa a dentina mais aparente e amarelada.
Além de prejudicar a cor dos dentes, a cafeína também modifica a absorção de cálcio.
Quando é ingerida em excesso, há maior há maior liberação desse mineral na urina. Desse modo, o processo reduz a quantidade de cálcio disponível para o fortalecimento dos ossos e dentes no corpo.
No entanto, isso só vai acontecer diante de alguns fatos:
- Consumo excessivo;
- Idade mais avançada;
- Predisposição;
- Histórico familiar;
- Condições de saúde.
Evite as consequências do café!
O primeiro passo para evitar as temidas manchas nos dentes é escová-los regularmente. Uso sempre o fio dental e faça visitas ao dentista a cada seis meses.
Confira outras dicas e tome o seu cafezinho sem peso na consciência:
- Evite tomar muito café – ingerir mais de quatro xícaras por dia já é considerado excesso. Além disso, lembre-se que outras bebidas como chás e alguns refrigerantes também contém cafeína. Cafés expressos são mais concentrados, por essa razão, seu consumo deve ser ainda mais reduzido.
- Lave a boca – enxague sempre a boca após tomar o café. Essa ação neutraliza os ácidos e acelera a regularização do pH bucal. A água também repõe a saliva.
- Aguarde 20 minutos para escovar os dentes – fazer a escovação logo após tomar o café ou fazer qualquer refeição aumenta a agressão dos ácidos dos alimentos nos dentes. Por isso, aguarde cerca de 20 a 30 minutos para escovar.
- Use e abuse de alimentos detergentes – maçã, pera, kiwi e cenoura são alguns dos alimentos considerados detergentes. Eles são chamados dessa forma, pois promovem a limpeza e o equilíbrio do pH bucal. Suas fibras evitam a proliferação de bactérias, e por isso, são ótimos aliados contra as manchas e efeitos do café.