Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Áreas hialinas são perigo para movimentação dentária

Áreas hialinas são perigo para movimentação dentária

Áreas de necrose oral dificultam movimentação dos dentes

É grande o número de pessoas que contam com dentes desalinhados em sua arcada dentária. Durante o tratamento corretor, o desenvolvimento de áreas hialinas pode se tornar um obstáculo.

Conheça o efeito das áreas hialinas para o seu tratamento ortodôntico.

Áreas hialinas são possíveis consequências negativas para um tratamento que conta com a movimentação ortodôntica.

Características das Áreas Hialinas

A área de hialinização no ligamento periodontal se caracteriza principalmente pela ocorrência de necroses e coagulação.

Isso porque a compressão mecânica nesse ligamento durante um tratamento ortodôntico impede o suprimento sanguíneo de chegar na região. Desse modo, o processo acarreta a morte celular no tecido.

Para resolver a questão, é preciso que células advindas de locais da cavidade oral que não foram atingidos atuem na remodelação óssea adjacente. Esse processo recebe o nome de reabsorção solapante.

Isso provoca atrasos no processo de movimentação dentária, uma vez que ocorrem diferenças na estimulação das células.

Apesar de ser indesejável, a formação de áreas hialinas durante a movimentação dentária induzida é quase inevitável.

O motivo é que, mesmo em casos nos quais a força mecânica aplicada é reduzida, são formadas pequenas áreas de necrose no ligamento periodontal.

Graças a esse fato, é comum que o procedimento de movimentação ocorra de forma intercalada, interrompido durante os momentos de degeneração hialina.

Importância da Movimentação Dentária

As áreas hialinas são algumas das responsáveis pela dor que o paciente sente durante um tratamento ortodôntico. Mas isso não significa que esse tratamento possa ser deixado de lado.

Ao contrário disso, os procedimentos que visam a movimentação dentária se mostram cruciais para a melhora da qualidade de vida do paciente.

Isso porque dentes desalinhados não representam apenas um desconforto estético. Eles facilitam o acúmulo de bactérias na cavidade oral e deixam o paciente mais propício ao desenvolvimento de doenças.

Normalmente, esses tratamentos são feitos em jovens, por conta da facilidade de êxito, uma vez que promovem o conforto estético e funcional.

Para grupos com mais idade, a técnica requer maior cuidado, já que o tecido se comporta de maneira diferente. Para realizar essa movimentação, a saída mais comum é a utilização de aparelhos odontológicos.

Áreas Hialinas e Tipos de Aparelho

Entre alguns tipos de aparelhos, podemos citar:
  • Aparelho móvel – é o tipo mais comum e menos invasivo. Sua função é movimentar os dentes para a posição certa.
  • Aparelho fixo – é composto por bandas, fios e braquetes. Exerce a mesma função que o aparelho móvel. Contudo, a aplicação de forças se torna mais intensa.
  • Aparelho de contenção – esse modelo é fixado na face lingual dos dentes ântero-inferiores, que são os que contam com maior propensão ao desalinhamento. Em geral, é colocado ao final de um tratamento da ortodontia.
  • Aparelho lingual – esse aparelho apresenta bastante semelhanças com o tipo fixo. Porém, seu posicionamento acontece na língua, o que preserva a estética do paciente.
  • Expansor palatino – esse modelo visa o aumento do espaço do palato para obter o alinhamento da arcada. Também atua na expansão do arco dental superior.
  • Aparelho extrabucal – além da movimentação dentária, ele também produz resultados para a alteração dos ossos da mandíbula. Além disso, seu posicionamento é na parte de fora da boca.

Não deixei que o risco do desenvolvimento de áreas hialinas atrapalhe o tratamento com aparelhos ortodônticos!

Sair da versão mobile