Simpatio
CLÍNICAS

Qual aparelho de raio x odontológico devo ter no consultório?

Qual aparelho de raio x odontológico devo ter em meu consultório?

Radiografia é essencial para analisar a saúde bucal do paciente

A tecnologia atua em benefício dos tratamentos dentários. Prova disso é a análise completa da saúde bucal proporcionada pelo aparelho de raio x odontológico.

Você conhece os diferentes tipos de aparelho de raio x odontológico?

Um aparelho de raio x odontológico é essencial em um consultório. Isso porque o equipamento é responsável pela realização de exames de imagens que são essenciais no diagnóstico das doenças bucais e dos ossos da face.

Funções do aparelho de raio x odontológico

Um aparelho rx odontológico, além de facilitar o diagnóstico de doenças, também auxilia no planejamento e no acompanhamento de um tratamento odontológico.

Desse modo, a tecnologia permite que o profissional da odontologia veja aquilo que não consegue enxergar a olho nu, trazendo uma visão completa dos dentes, das gengivas e da estrutura óssea bucal do paciente.

Por sua função ampla, o raio x odontológico pode participar de qualquer tipo de tratamento. Entre outras, algumas das doenças ou problemas bucais que podem ser identificados por uma radiografia, estão:

Além disso, os exames radiográficos são essenciais para o planejamento e colocação de implantes ou aparelhos ortodônticos. Posteriormente, a radiografia auxilia a prevenir o desenvolvimento de outras doenças que ameacem a saúde bucal do paciente.

Tipos de aparelho de Raio x Odontológico

Basicamente, os métodos de radiografia dentária são divididos em dois tipos.

São eles a radiografia intrabucal, ou seja, aquela que é realizada na parte interior da boca, e a extrabucal, que é realizada no exterior da boca.

Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

Qual aparelho de raio x odontológico devo ter em meu consultório?

Muitos dentistas se perguntam qual tipo de rx odontológico devem ter em seus consultórios. Em geral, dentro do consultório odontológico são realizados apenas os exames intra bucais.

Dessa maneira, uma aparelho que dê conta de sua realização deve ser suficiente para o bom funcionamento do consultório.

Para a realização das radiografias extrabucais, o profissional pode encaminhar o paciente para outros locais que ofereçam o serviço especializado.

Radiografia digital

Atualmente, com o avanço da tecnologia, novos métodos para a realização de exames radiográficos foram criados.

Dessa maneira, a radiografia digital possibilita a digitalização da imagem e o uso se programas de computador para sua análise e manipulação.

Ainda, o aparelho de raio x odontológico digital permite que as imagens geradas sejam enviadas para outros locais, via internet, otimizando o tratamento odontológico e o tornando mais rápido.

Sair da versão mobile