Simpatio
DENTISTAS

Antroposofia aplicada à odontologia: entenda o conceito

Antroposofia aplicada na odontologia, entenda o conceito

É possível encontrar uma série de filosofias, ciências e técnicas que podem ser aplicadas na odontologia

Existem várias ciências que podem ser aplicadas na odontologia e agregam novos conceitos para a prática focando no bem-estar dos pacientes. A antroposofia é um desses exemplos.

Por isso, nesse artigo, vamos apresentar a antroposofia. O que é? Quais pensamentos a caracterizam? Qual sua relação com a saúde bucal?

A antroposofia é um método de conhecimento da natureza do ser humano e do universo. Foi criada pelo austríaco Rudolf Steiner que buscava ampliar o conhecimento obtido pelo método científico convencional, assim como a sua aplicação.

Os pensamentos da antroposofia

Os estudos da antroposofia se baseiam em uma série de pensamentos e ideais. São eles que a diferenciam de outras linhas da ciência e da filosofia.

Reunimos aqui as principais características do pensamento de Steiner. Confira:

Odontologia Antroposófica

Essa área da odontologia é chamada, oficialmente, de Odontologia Integral Antroposófica (OIA).

Isso porque a abordagem se utiliza da interdisciplinaridade e interpretação analítica, além da visão sistêmica baseada nos conceitos da antroposofia e no método de Goethe.

Com esse embasamento, os tratamentos visam tratar além de um problema bucal pontual. O dentista antroposófico irá cuidar do problema desde as suas origens até suas relações físico-anímico-espirituais.

Salutogênese

A odontologia antroposófica se baseia na salutogênese para os seus tratamentos. Algumas das técnicas e dos procedimentos utilizados são:

A antroposofia como prevenção

Podemos entender a antroposofia na odontologia como uma conduta terapêutica que pode ser aplicada desde os primeiros meses de vida.

Isso porque muitos dos tratamentos aplicados são preventivos e visam aumentar a imunidade do paciente. Com isso, o paciente não terá casos de patologias inflamatórias ou degenerativas.

A prevenção abrange desde o caso mais comum das cáries, até contra as disfunções do aparelho mastigatório, questões que são consideradas de âmbito orgânico e psico-afetivo.

Técnicas convencionais e antroposóficas

O uso das técnicas tradicionais não são completamente descartadas pela odontologia antroposófica. No entanto, alguns procedimentos são alterados ou os medicamentos usados são substituídos por remédios de origem natural.

Gostou de conhecer mais sobre a antroposofia? Você pode conhecer mais sobre esse pensamento e suas técnicas nos cursos especializados!

Sair da versão mobile