Simpatio
DENTISTAS

Anatomia da face: tudo o que você precisa saber

Anatomia da face: tudo o que você precisa saber

A anatomia da face é importante para o sorriso e, consequentemente, para a odontologia

A anatomia da face é muito importante para termos um sorriso bonito. Mas a odontologia não se limita aos cuidados dos dentes. Ela também abrange os ossos faciais. Sem conhecer cada elemento do nosso rosto, nenhum cirurgião-dentista consegue realizar um procedimento.

Por isso, nesse artigo falaremos sobre a anatomia da face. O quanto você conhece sobre seu rosto? Vamos desvendar todos os detalhes!

A anatomia da face envolve todos os tecidos, ossos, nervos e músculos que formam nosso rosto. Conhecer cada um deles nos permite entender melhor possíveis problemas. Assim, podemos nos prevenir de uma maneira mais eficaz.

Os ossos da face

Ao total temos 14 ossos ligados à anatomia facial. Eles são irregulares e responsáveis por dar forma e estrutura à parte anterior do crânio.

Os ossos são divididos em pares e ímpares, sendo 6 pares e 2 ímpares. Separamos todos, detalhando cada um. Confira:

Mandíbula

A mandíbula é um dos ossos mais famosos da face. Ela é um osso ímpar que forma o queixo e compõe todo o maxilar inferior. É móvel, tendo sua articulação na ATM. Além disso, contém os alvéolos dentários inferiores.

Maxila

A maxila é um osso par que ajuda a formar, por exemplo, as maçãs do rosto. A união do seu lado esquerdo com o direito notabiliza ela como o maior osso da face.

Os dois lados juntos formam todo maxilar superior. Também constituem o teto da cavidade oral, o assoalho da cavidade nasal e os alvéolos dentários superiores.

Vômer

O vômer é o outro osso ímpar do rosto. Ele é plano, quadrilátero e largo. Forma as porções posteriores e inferiores do septo nasal.

Palatino

O palatino é um osso par que ajuda a formar o palato, que é o céu da boca. Ele colabora com a parte posterior do palato duro, parte do assoalho e da parede lateral da cavidade nasal. É conhecido por lembrar a letra L em sua forma.

Zigomático

O osso zigomático também é um osso par. Ele fica na parte lateral do esqueleto facial. Agrupa parte da maçã do rosto, das fossas temporais e infratemporais e o assoalho da órbita ocular.

Osso lacrimal

Já o osso lacrimal é, na verdade, uma delgada lamina óssea. Faz parte dos ossos pares. Sua forma é quadrangular e larga. Ele fica localizado na porção anterior da parede medial e interna da cavidade orbitária.

Osso nasal

O osso nasal é par. Basicamente, ele é o osso do nariz. Sua outra denominação é “dorso do nariz”.

Concha nasal inferior

Também conhecido como cartuchos inferiores. São pequenas lâminas ósseas no interior do nariz, uma em cada fossa nasal.

Os músculos da face

Os músculos são essenciais para a anatomia facial. Afinal, eles são responsáveis pela expressão facial e pela mastigação.

Por essas duas funções serem as primordiais, os músculos são divididos justamente nesses dois grupos: músculos da mastigação e músculos da expressão facial.

Os músculos mastigatórios

A anatomia da cabeça e do pescoço conta com mais de um músculo para realizar o processo de mastigação. Podemos destacar os músculos temporal, masseter, pterigoideo medial e lateral.

Os músculos da expressão facial

Todos os músculos desse grupo são subcutâneos. Podem ser encontrados nas partes anterior e posterior do escalpo, na face e no pescoço.

São eles:

A circulação na face

A circulação da face é composta principalmente por ramos da artéria carótida externa, que também é chamada de carótida facial. Apenas parte da cavidade nasal e das partes superiores da face recebem as ramificações da carótida interna, conhecida como carótida cerebral.

Já a irrigação venosa da face inclui as veias:

Os nervos da face

A inervação da face é complexa, já que envolve diversos nervos com funções próprias e direcionadas.

Vejamos quais são:

Olfatório (I)

Nervo sensitivo ligado ao olfato.

Óptico (II)

Nervo sensitivo relativo à visão.

Motor ocular comum (III)

Realiza a mobilidade dos músculos ciliar, esfíncter da pupila e dos extrínsecos ao bulbo do olho, com exceção dos relacionados com os nervos IV e VI. É um nervo motor.

Patético

Nervo motor que efetua a motricidade do músculo oblíquo superior do bulbo do olho.

Trigêmeo (V)

Nervo sensitivo e motor que controla a mastigação e a sensitividade da face e dos dentes.

Motor ocular externo (VI)

Nervo motor capaz de movimentar o músculo reto lateral do bulbo do olho.

Facial (VII)

É sensitivo e motor. Controla os músculos da face e a sensitividade gustativa dos dois terços anteriores da língua.

Auditivo (VII)

É sensitivo e divide-se em duas porções: a coclear está associada à audição e a vestibular, ao equilíbrio.

Glossofaríngeo (IX)

É sensitivo e motor. Realiza a sensitividade gustativa do último terço lingual, da faringe, laringe e palato.

Vago (X)

Sensitivo e motor. Cuida das percepções da orelha, faringe, laringe, tórax e vísceras.

Espinhal (XI)

Nervo motor responsável pela mobilidade da cabeça e do ombro.

Grande hipoglosso (XII)

Movimenta os músculos da língua, exceto o palatoglosso. É um nervo motor.

Como você percebeu, a anatomia da face na odontologia é extensa e complexa. É importante que o dentista a conheça completamente para fornecer um tratamento qualificado ao paciente.

Sair da versão mobile