Simpatio
PACIENTES

Úlceras bucais incomodam e causam desconfortos

Úlceras bucais incomodam e causam desconfortos

Úlceras podem se apresentar de diferentes maneiras, algumas mais inofensivas e outras mais graves

Úlceras bucais podem surgir sem aviso prévio ou causas aparentes. Apesar de normalmente serem inofensivas, incomodam e geram desconfortos. Essas lesões costumam sumir espontaneamente depois de algum tempo.

Caso você note úlceras bucais recorrentes no interior da sua cavidade oral, o melhor é procurar um dentista. Vamos conhecer um pouco mais sobre elas?

Úlceras bucais são lesões brancas ou cinzas, de contorno vermelho, que acomete as mucosas da boca. Essas pequenas lesões podem se desenvolver na boca, bochechas ou na base da gengiva.

Tipos de úlceras

Existem dois tipos de úlcera bucal: a traumática e a estomatite aftosa recorrente. A úlcera recorrente se subdivide em 3 tipos, que dependem do seu tamanho, contorno e gravidade.

Causas de úlceras bucais

Não existem razões específicas para o surgimento de úlceras orais, mas listamos aqui alguns fatores que podem contribuir. São eles:

Tratamento de úlceras orais

O mais comum é que as úlceras desapareçam sem a intervenção do cirurgião-dentista ou do paciente. Nos casos mais simples, as lesões se curam de 5 a 15 dias.

Em casos mais graves ou que demoram para sumir, o profissional pode indicar bochechos com corticoide ou uso do gel de fluocinonida.

Bicarbonato de sódio e leite de magnésia também podem ser usados como tratamento, assim como os suplementos e vitaminas, quando a causa estiver relacionada à falta de nutrientes.

Úlceras podem preocupar?

Como mencionamos anteriormente, geralmente as úlceras bucais são inofensivas para a saúde bucal. Mas, em alguns casos, elas podem ser sintomas de doenças mais grave e necessitam de tratamento médico adequado.

Alguns exemplos de patologias que se manifestam através de lesões bucais como as úlceras:

Fumantes que estão tentando parar com o consumo de cigarros também costumam apresentar úlceras orais com mais frequência. Medicamentos como analgésicos comuns, beta-bloqueadores e outros podem causar úlceras bucais.

Sair da versão mobile