Ícone do site Simpatio
CLÍNICAS

Tomografia odontológica é um exame simples e indolor

Tomografia odontológica é um exame simples e indolor

Apesar do nome assustador, a tomografia é uma excelente aliada para a odontologia

A radiografia odontológica é um exame comum, feito em consultório e conhecido popularmente. Já a tomografia odontológica é menos usada e possui certos mitos sobre sua “gravidade”.

Nesse artigo, vamos conversar sobre a tomografia odontológica. O que é? Quando é indicada? Quais são suas vantagens?

A tomografia odontológica é um exame moderno, que oferece imagens em 3D sobre a área desejada pelo dentista. Além de ser um recurso mais eficaz que a radiografia, não apresenta altos custos nem alta radiação. Em alguns casos, pode ser o único exame a detectar problemas ósseos ou dentários.

Quando a tomografia odontológica é indicada?

A tomografia já é um exame exigido para certos tipos de tratamento e, cada vez mais, passa a ser parte dos exames base de tratamentos odontológicos.

Isso porque, como já vimos, a precisão da sua imagem é muito maior do que a imagem da radiografia. E, claro, uma maior precisão no exame resulta em um tratamento melhor estruturado. São apenas vantagens!

Listamos algumas áreas que requerem a tomografia odontológica:

No entanto, a tomografia não se limita a áreas e também é usada para outros tratamentos. Alguns deles são:

O nome não significa problemas

Se seu cirurgião-dentista pedir uma tomografia dentária, isso não significa que o problema é mais sério do que ele disse.

Apesar do nome forte e do exame não ser feito frequentemente,  a tomografia odontológica é um exame simples, indolor e de qualidade.São esses três fatores que fazem dele tão importante no seu tratamento.

As tomografias não são sinônimo de doenças graves! Por isso, não deixe de realizar o exame ou fique nervoso. Pense que é o exame mais completo para o seu tratamento!

Radiografia odontológica x Tomografia odontológica

Nós podemos dizer que a tomografia é uma evolução da radiografia. Os dois exames usam da radiação para captar as imagens, mas diferem na qualidade delas.

A tomografia odontológica é muito mais precisa que qualquer radiografia odontológica.

Outros fatores como: preços, níveis de radiação e praticidade também podem ser colocados em pauta. Por exemplo, a radiografia, na maioria dos casos, pode ser feita no próprio consultório do dentista. Já a tomografia odontológica só é feita em clínicas específicas.

A comparação de preço é muito relativa, porque varia de acordo com o tipo de radiografia. Já os níveis de radiação não diferem muito e o paciente não precisa se preocupar em ser “super exposto” ou algo do gênero.

Gostou das vantagens da tomografia odontológica? Então converse com seu dentista sobre as vantagens que esse exame pode trazer para os seu tratamento!

Sair da versão mobile