Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Benefícios da tomografia computadorizada na odontologia

Os benefícios da tomografia computadorizada na odontologia

Tomografia computadorizada garante propriedade no diagnóstico de distúrbios que não podem ser vistos em outros exames

Existem diversos exames que dão propriedade aos diagnósticos e auxiliam os dentistas. Os diferentes tipo de radiografia ou a tomografia computadorizada são alguns dos exemplos que podemos citar.

Geralmente, a tomografia computadorizada não causa desconforto nem dor ao paciente, exceto para aqueles que apresentem algum tipo de claustrofobia.

Tomografia computadorizada é um exame que reconstrói imagens em um plano tridimensional por meio da emissão de vários feixes de raio x dentro de um tupo. Ela exibe ossos, órgãos e tecidos.

Há a possibilidade do profissional requerer que a pessoa utilize um contraste, uma espécie de líquido, para ajudar na identificação e visualização de alguma parte determinada do corpo.

O exame é simples. O paciente fica deitado numa mesa dentro do tomógrafo, uma espécie de túnel. Normalmente,  não dura mais do que 15 minutos.

Apesar de não causar dores e desconfortos, esse exame deve ser evitado por mulheres grávidas por conta da exposição à radioatividade, que pode afetar o feto.

Para que serve a tomografia computadorizada?

A tomografia permite que seja identificada:

Tipos de Tomografia

Existem quatro tipos de tomografia por imagem:

  1. Tomografia de crânio – é aconselhada para verificar a presença de traumas, infecções, hemorragias, hidrocefalia e aneurisma.
  2. Tomografia do abdômen e de pelve – analisar abscessos, tumores, apendicite, litíase, malformação renal, pancreatite, pseudocistos, lesões no fígado, cirrose e hemangioma.
  3. Tomografia de membros superiores e inferiores – para ver lesões musculares, fraturas, tumores e infecções.
  4. Tomografia do tórax – verificar doenças vasculares, infecções e tumores.

Antes de realizar o exame, o paciente deve estar em jejum por 4 a 6 horas.

Além disso, pode ser necessário suspender o uso de alguns medicamentos, como metformina, prescrito para quem tem diabetes. Afinal, este medicamento por si só funciona como um contraste, atrapalhando o diagnóstico.

Tomografia Computadorizada na Odontologia

Na odontologia, a tomografia computadorizada para dentes é bastante útil para verificar anomalias e complementar diagnósticos, tais como:

Portanto, a tomografia computadorizada tem papel fundamental na odontologia, especialmente para constatar distúrbios que não podem ser vistos através de outros exames.

Sair da versão mobile