Simpatio
PACIENTES

Importância do teste da linguinha para saúde bucal infantil

Importância do teste da linguinha para saúde bucal infantil

Entenda também sobre a língua presa e as complicações que ela pode trazer

Você sabia que o teste da linguinha é de fundamental importância para o desenvolvimento das crianças? Tanto que, já existe até lei determinando esse exame como indispensável.

O Projeto de Lei nº 4.832/12, de autoria do Deputado Federal Onofre Santo Agostin, determina o teste da linguinha como obrigatório. Ele foi sancionado pela Presidência da República e se converteu na Lei nº 13.002, de 20 de junho de 2014.

O teste da linguinha é um exame feito no bebê para identificar alterações no frênulo lingual, uma pequena membrana que fica embaixo da língua e a conecta com o assoalho da boca.

Essa avaliação serve para diagnosticar uma possível língua presa na criança. Além de prejudicar a fala, a língua presa limita os movimentos da língua durante a sucção e deglutição, que pode levar ao desmame precoce.

Como é realizado o teste da linguinha

O exame da linguinha é bastante rápido e simples. Ele pode ser realizado por qualquer profissional da saúde qualificado, e deve ser exigido ainda na maternidade.

No procedimento são verificadas duas alterações que caracterizam a língua presa: freio em posição incorreta e existência de ligeira fenda ou um formato de coração na ponta da língua ao ser elevada.

Quando a lei não é respeitada, e a avaliação da linguinha não é realizado na maternidade, ainda existe a possibilidade de ser realizado mais tardiamente, até o sexto mês de vida da criança.

Contudo, quando ultrapassada essa idade, o teste acaba não tendo mais validade,  sendo assim necessários outros procedimentos para a identificação da língua presa.

Língua presa pode prejudicar a amamentação

A língua presa normalmente é associada a problemas na fala, não é verdade? Mas ela também está diretamente ligada a problemas na amamentação.

A língua do bebê faz um super trabalho de sucção e deglutição para tirar o leite do peito da mãe. E esse processo pode ser dificultado caso o pequeno tenha língua presa.

Assim, crianças com essa particularidade realizam grande esforço para mamar, e acabam gastando muita energia. Isso pode levar à dificuldade para ganhar peso, além de aumentar o risco de machucar o mamilo da mãe.

A língua presa também é um empecilho quando as crianças são introduzidas a papinhas ou alimentos mais sólidos. Muitas vezes elas apresentam dificuldades para engolir e acabam cuspindo os alimentos.

Assim, o processo de nutrição da criança acaba sendo muito prejudicado.

Tratamento para língua presa

Quando o bebê tem menos de um ano de idade e dificuldades para amamentar, pode ser feito um procedimento chamado frenotomia. Assim, é realizada uma incisão no freio da língua.

Se o bebê tem a língua presa e está se alimentando corretamente, é possível esperar e ver se a língua presa se reverte com o passar do tempo.

Outro tratamento possível é consultar um fonoaudiólogo. Esse profissional pode tratar problemas que as crianças têm com a fala.

Se língua presa provoca complicações físicas ou sociais mais sérias, pode ser feita uma frenulectomia. A cirurgia remove a parte do freio que está inserida próxima aos dentes.

Isso faz com que a inserção desse freio fique mais longe deste local. Em alguns casos, a cirurgia pode ser feita em consultório com anestesia local.

Agora você já sabe qual a importância do teste da linguinha. Trata-se de um teste bem simples, rápido e indolor, mas que é muito importante para o crescimento de seu filho.

Sair da versão mobile