Simpatio
DENTISTAS

Importância da odontologia legal para a tanatologia forense

Importância da odontologia legal para a tanatologia forense

Conheça a relação entre a odontologia e os estudos da tanatologia forense

A odontologia é muito importante para preservação da qualidade de vida do ser humano. Contudo, os estudos da cavidade oral podem ser úteis até mesmo no momento após a morte. É aí que a odontologia se encontra com a tanatologia forense.

A união da odontologia com a tanatologia forense ajuda a esclarecer crimes e mistérios envolvendo uma morte.

Tanatologia forense é o ramo da medicina que estuda o morto e as causas de sua morte.

Relação entre Odontologia e Tanatologia Forense

Uma vez que os dentes são os órgãos que mais duram no nosso corpo, é comum que haja a associação entre a tanatologia forense e odontologia legal para fazer identificação de um corpo após sua morte.

Além disso, os avanços na tecnologia e nos estudos de ambas as áreas já permitem que a odontologia ajude a determinar vários fatores relacionados à morte, como o mecanismo, a causa e o tempo.

Para isso, são feitas análises de lesões extra e intra bucais, com a identificação dos seus respectivos agentes produtores.

A escolha do tipo ideal de acesso a cavidade bucal e a identificação da presença de dentes rosáceos ou outros tipos alterações cromáticas também é beneficiada pela junção das áreas.

O que é odontologia legal?

A odontologia legal é a especialidade odontológica que une o conhecimento da odontologia e do direito.

Seu principal objetivo é a pesquisa dos fenômenos psíquicos, físico, químicos e biológicos que podem atingir ou ter atingido o homem, vivo, morto ou ossada, resultando em lesões que podem ou não ser reversíveis.

Por isso, a atuação do perito em odontologia legal também se estende para a análise, perícia e avaliação de eventos da odontológicos, dependendo do requerimento da justiça.

Mas, afinal, em que áreas atua um perito em odontologia legal?

Um dentista especializado em odontologia legal pode atuar nas áreas de:

Quais técnicas são utilizadas pela odontologia legal?

Uma das técnicas mais utilizadas pelos peritos em odontologia legal é a identificação de cadáveres por meio do exame da arcada dentária.

Além disso, o profissional também pode ser chamado para esclarecimento de falsidade ideológica. Nesses casos, são utilizadas as técnicas de conferência do grau de mineralização dos dentes. Desse modo, a verdadeira idade de uma pessoa pode ser revelada.

O exame da estrutura bucal de uma pessoa também pode ser essencial para confirmação e esclarecimentos de casos nos quais existam acusações de lesão corporal.

Ainda, o profissional pode atuar fazendo análises e laudos em casos de pedidos de indenização relacionados à responsabilidade civil por erro odontológico, dano estético ou lesão bucal.

Dessa maneira, é possível notar que, além da tanatologia forense, a odontologia legal auxilia a atuação da justiça em diversos ramos da sociedade.

Sair da versão mobile