Através do software odontológico, o dentista controla de modo mais eficaz as funcionalidades do consultório
Para fazer uma administração do consultório ou da clínica, o dentista pode fazer uso de um software odontológico. Esse sistema pode controlar o estoque do local, por exemplo, além realizar outras funções básicas.
A quantidade de software odontológico que existe atualmente é praticamente imensurável. Por isso, é fundamental fazer uma análise. Nesse artigo, vamos mostrar os principais pontos que devem ser pesquisados.
O software odontológico é uma ferramenta digital que ajuda o dentista a controlar muitas funcionalidades do consultório, como as finanças, o estoque, as datas e os orçamentos.
Para escolher o que mais se adéqua ao seu consultório, você deve conciliar o preço, as funcionalidades do programa, a praticidade e quantidade de pacientes que atende.
Preço dos softwares
Normalmente, os preços dos softwares ficam entre R$ 50 e R$100 por mês. Por isso, é importante analisá-los e ver qual vale mais a pena.
Não adianta nada adquirir um sistema odontológico que realize várias funções sendo que ele não condiz com sua demanda.
É necessário pensar que trata-se de um investimento, pois o valor não é tão baixo e, de alguma forma, sua adesão deve trazer retorno para o dentista.
Funcionalidades do Software
Como dissemos, o programa odontológico efetua diversas funções que ajudam o dentista em suas atividades. Claro que ele não tem a necessidade de operar todas elas. Veja as que são primordiais para você.
De um modo geral, as ferramentas que estão no mercado costumam realizar todas essas especificidades:
- Controle financeiro do consultório ou da clínica odontológica;
- Manutenção de estoque;
- Controle da esterilização de instrumentos;
- Envio de lembretes aos pacientes, que podem ser por e-mail ou mensagem de texto;
- Emissão de orçamento, receituário e atestado;
- Registro do histórico do paciente;
- Controle de retornos do paciente;
- Emissão de boletos;
- Emissão de notas fiscais;
- Agendamento online.
Gratuidade de sistemas
A maioria dos softwares para dentistas tem a possibilidade de teste grátis durante os sete ou catorze primeiros dias, passando a cobrar a mensalidade somente após esse período.
Então, você pode avaliá-lo ao longo desse intervalo para decidir se gostaria ou não de contratá-lo. Essa provavelmente é a melhor maneira de identificar suas necessidades e verificar se a plataforma atende a todas elas.
Outra forma de gerenciar os atributos
Se preferir não investir em um programa odontológico, você pode montar o seu próprio controle. No entanto, terá de ser muito bem administrado porque ele não irá gerar os resultados automaticamente ou facilitá-los. Agora, você precisará fazer isso de maneira manual.
Mas tenha em mente que isso pode complicar a vida do profissional, pois a probabilidade de um erro acontecer passa a ser maior.
Ele pode se esquecer mais facilmente de contabilizar algo ou computar erroneamente. Principalmente se o gerenciamento estiver mais voltado para clínicas odontológicas, já que possuem mais profissionais trabalhando ao mesmo tempo.
Portanto, se há a condição de fazer uso de um software odontológico que agrupe todos os dados necessários, invista! Com toda certeza os benefícios serão gigantescos e facilitarão sua vida.