Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Sociologia tem papel importante no mundo da Odontologia

Sociologia possui papel importante no mundo da odontologia

Entenda um pouco mais sobre a ciência e suas principais vertentes

A sociologia é uma ciência de extrema importância para compreendermos e nos ajustarmos ao mundo em que vivemos.

Elas nos auxilia na percepção das causas e consequências de tudo o que acontece no nosso entorno. Além disso, ela possui direta relação com nossa vida profissional, onde é chamada sociologia do trabalho ou das profissões.

Sociologia é a ciência que estuda a sociedade e os fenômenos que ocorrem nela. Estes podem ser sociais, econômicos, profissionais, religiosos, etc.

No decorrer deste artigo iremos compreender um pouquinho melhor a relação entre a ciência e as profissões, mais especificamente a sociologia na odontologia.

Mas antes de tudo, para facilitar o entendimento, nada melhor que descobrir como tudo começou, não é mesmo? Por isso vamos contar um pouco mais sobre a origem dessa ciência tão interessante. Acompanhe!

A Origem da Sociologia

Para que possamos perceber como atua a sociologia na odontologia e nas diversas outras profissões existentes, nos dias atuais, teremos que primeiramente voltar ao passado.

Calma, nós não estamos falando de viagem no tempo! Tudo que queremos é te passar um breve panorama sobre a sociologia.

A sociologia surgiu a partir de pensamentos iluministas, logo após a famosa Revolução Francesa, ocorrida em 1789. Ela foi desenvolvida como forma de entender as mudanças ocorridas nessa época e explicá-las.

A disciplina marca uma mudança na forma como se pensa sobre a realidade social, com o objetivo de se distanciar  bastante das preocupações especulativas e metafísicas.

Assim, ela se diferenciando progressivamente enquanto forma racional e sistemática de compreensão da realidade social.

Ainda é importante frisar que, atualmente, a sociologia se ocupa basicamente de cinco elementos:

  1. Estrutura social;
  2. Grupos sociais;
  3. Família;
  4. Classes sociais;
  5. Papéis que o indivíduo ocupa em sociedade.

Vertentes da Disciplina

Também nos dias atuais, uma série de disciplinas se fundiram com a sociologia, formando algumas vertentes dessa ciência, como por exemplo:

Sociologia do Trabalho

Optamos por colocar a sociologia das profissões ou do trabalho (como você preferir) em primeiro lugar, pois ela tem tudo a ver com a temática desse artigo: a relação entre sociologia e odontologia.

Essa área é responsável por realizar uma minuciosa análise das relações entre ser humano e natureza, seja por meio de atividades físicas ou até mesmo intelectuais.

Isso porque falar de trabalho, de certa maneira, implica em estudar as mudanças provocadas pelo homem na natureza. Afinal, dela é retirada a matéria prima para os mais diversos produtos.

Entretanto, quando aprofundamos o olhar para a questão de sua relação direta com a odontologia, podemos observar outras relações.

Quando o dentista possui prévio conhecimento sobre história e sociologia, é possível que ele atenda seus pacientes com maior qualidade e eficácia.

Isso ocorre pois ele já terá um exemplo de situações que ocorreram no passado e como foi a relação social das pessoas (no caso o profissional e de seu paciente) em determinada ocasião.

Sociologia da Educação

Essa vertente também é importantíssima porque faz parte do processo de formação do profissional dos estudantes de odontologia.  Ela estuda a relação existente entre o processo de aprendizagem e a sociedade.

Além disso, ela é responsável pela tentativa de compreensão do impacto da escola e da faculdade nos diferentes âmbitos sociais e qual é o papel do professor neste processo.

Assim, é analisada a estrutura de uma sala de aula e o professor como um agente educativo. Além disso, a aproximação com a realidade urbana facilita a compreensão dos alunos sobre a sociedade em que vivemos.

Fora isso, o contato com a realidade possibilita um melhor entendimento do conteúdo e de sua importância social.

Também é interessante dizer que ao entender sobre a disciplina é possível romper com as práticas clínicas tradicionais, proporcionando um tratamento mais humanizado para pacientes especiais, por exemplo.

Um Pouco Mais Sobre o Tratamento Humanizado na Odontologia

Tratamento humanizado tem como objetivo fornecer maior acolhimento e conforto ao paciente. Essa prática vem se tornando cada vez mais popular em diversos ramos da medicina, inclusive na odontologia.

Porém, a humanização na saúde não está apenas no aparecimento de novas técnicas. Também há a evolução no atendimento ao paciente.

O respeito e a empatia são valores cruciais nesse tipo de técnica, visando ouvir e entender as necessidades dos pacientes por completo.

Os pacientes, por sua vez, vêm se tornando cada vez mais exigentes quando se trata do atendimento recebido.

Por isso, o tratamento humanizado é o caminho ideal para o profissional que quer fornecer um serviço completo e de qualidade.

Sobre a Faculdade de Odontologia

O estudante de odontologia costuma cursar a faculdade em período integral. Nos primeiros semestres, as disciplinas são mais teóricas.

Desse modo, a partir do segundo ano de curso, as aulas práticas e os primeiros procedimentos começam no curso de odontologia.

Os futuros odontologistas começam ter experiência e atender pacientes no terceiro ano de curso. O estágio precisa ser supervisionado, é obrigatório e ocupa 20% da carga horária total da faculdade de odontologia.

A graduação em odontologia também exige um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para receber o certificado. A duração do curso costuma ser de 5 anos caso o aluno não enfrente nenhuma complicação.

Como é a Sociologia no Brasil?

A criação da sociologia no Brasil ocorre de maneira paralela ao seu desenvolvimento em terras europeias. Entretanto, em nosso território existem as especificidades que marcam os países subdesenvolvidos.

Assim, enquanto na Europa se avaliava a constituição de uma sociedade capitalista, após uma sociedade medieval. No Brasil, o primeiros objetos de estudo não poderiam deixar de ser a própria formação da nação.

Assim, uma série de perguntas rondavam os novos sociólogos brasileiros da época, como: Como definir o brasileiro? Que papel caberia ao Brasil no “concerto das nações”? Qual a relação do brasileiro com a sociedade que habita?

Entretanto, apesar de serem dúvidas bastante complexas, diversos estudiosos já conhecem e debatem o assunto.

Com isso, é possível dizer que de certa maneira a sociologia é uma engrenagem intelectual que ajuda nossa sociedade em seu processo contínuo de progressão.

Sair da versão mobile