Simpatio
PACIENTES

Síndrome de Apert afeta o desenvolvimento da cavidade bucal

Síndrome de Apert afeta o desenvolvimento da cavidade bucal

A Síndrome de Apert afeta várias áreas do corpo, incluindo a região bucal

Exitem diversas síndromes genéticas que afetam os seres humanos. Por ser um fator de genes, elas ainda são incontroláveis e a maioria não possui cura. Essas síndromes podem afetar o corpo como um todo ou apenas algumas regiões, como é o caso da Síndrome de Apert.

Nesse artigo, vamos conversar mais sobre a Síndrome de Apert. O que é, suas causas, impactos na saúde bucal e tratamentos!

A Síndrome de Apert é uma alteração genética que causa problemas no desenvolvimento do crânio e, na maioria dos casos, nas mãos ou pés. O diagnóstico é dado logo após o nascimento, já que a alteração craniana é fácil de ser identificada. A partir de então, os pais já recebem toda a orientação para tratamentos e cuidados com o bebê

Causas da Síndrome de Apert

As causas da síndrome de origem genética ainda são desconhecidas.

Porém, já se sabe qual o gene que sofre a mutação: o FGFR2. Esse gene é responsável pelos fibroblastos, que por sua vez orientam a união dos ossos durante o desenvolvimento do feto.

A síndrome pode ter origem hereditária, ligada a um gene autossômico dominante, ou ser uma nova mutação esporádica.

Impactos de Apert na Saúde

A síndrome de Apert atinge as formações ósseas de modo generalizado. Como vimos, ela afeta a região do crânio, mas também pode afetar pés, mãos e ombros, restringindo os movimentos.

No entanto, além dos problemas ósseos, o paciente com Apert pode ter:

Impactos da Síndrome de Apert na Saúde Bucal

Os pacientes com Apert apresentam crescimento anormal do crânio e, portanto, um desenvolvimento anormal da cavidade bucal. Os problemas envolvem a formação do periodonto, o tamanho da arcada dentária, a posição e a formação dos dentes.

Com isso, o paciente terá que ter acompanhamento constante de dentistas, de diversas especialidades, para tratar e prevenir problemas bucais.

Por exemplo, em um primeiro momento, é preciso fazer acompanhamento com um odontopediatra para manter a higiene bucal e acompanhar o nascimento dos dentes.

Se o paciente apresentar dentes mal formados ou tortos, um ortopedista pode planejar um tratamento que facilite as funções bucais desse paciente.

Nem sempre os aparelhos ortodônticos serão a melhor opção, dado os cuidados especiais que são necessários com esse tratamento.

Além disso, os cuidados feitos por um especialista podem ajudar a manutenção da saúde bucal, que é mais complicada porque deve ser feita pelos pais ou cuidadores do paciente.

Portanto, na maioria dos casos, os pacientes não conseguem fazer sua própria higiene bucal, ou demoram muito para ter essa independência.

Síndrome de Apert tem cura?

Não a cura para essa síndrome. No entanto, quanto mais avança a medicina, mais  esses pacientes conseguem viver.

Isso porque se desenvolveram técnicas e cirurgias que combatem os efeitos negativos da doença no corpo, dando mais qualidade de vida para os pacientes.

A Síndrome de Apert também se manifesta em intensidades diferentes em cada paciente. Ou seja, a qualidade e expectativa de vida de cada paciente pode variar muito. O essencial é que se faça o acompanhamento completo e correto com todas as especialidades desde o nascimento, para oferecer o melhor ao paciente!

Sair da versão mobile