Ícone do site Simpatio
PACIENTES

Rinite causa mudanças nas características orofaciais

Rinite causa mudanças nas características orofaciais

Confira aqui as influências da rinite na área da odontologia

Uma das doenças mais comuns que existem é a rinite. Facilmente você irá encontrar alguém que sofra com ela. Por isso, você sabe que os sintomas incomodam e atrapalham o dia a dia.

Mas você sabia que a rinite pode afetar as características orofaciais? Pois é, ela causa algumas alterações na face e na boca. Mas, afinal, o que é a rinite?

A rinite é a doença que tem como característica a inflamação da mucosa da cavidade nasal e dos seios da face.

Neste artigo, vamos tirar todas suas dúvidas e suas curiosidades sobre a rinite e odontologia. Vamos começar?

Sintomas mais comuns da Rinite

Os sintomas variam de pessoa para pessoa. No entanto, os mais comuns são:

Como é feito o diagnóstico da Rinite?

Normalmente, os pacientes, assim que observam os sintomas, vão até o otorrinolaringologista, alergista ou imunologista para o diagnóstico da doença. Mas como o diagnóstico é feito?

Há algumas etapas para conseguir o resultado conclusivo. O primeiro exame a ser feito é o clínico, que é dividido em anamnese e em exame físico. Na anamnese, por exemplo, o profissional entende sobre o histórico médico do paciente e também sobre os sintomas.

Como exames complementares, o profissional pode pedir por exames de imagem ou laboratoriais.

Melhores tratamentos para a disfunção

Após a confirmação do diagnóstico da doença, os profissionais podem começar a planejar o tratamento. Na maior parte dos casos, eles receitam medicamentos.

Importante: você deve ter o protocolo medicamentoso para conseguir o remédio na farmácia. Dessa forma, o profissional consegue controlar a dose e você tem uma orientação correta de como o tratamento com o remédio deve acontecer.

Fora isso, é indicado que o paciente faça lavagens nasais.

Qual a relação da Rinite com a odontologia?

Agora que já conhecemos mais sobre a doença inflamatória, vamos descobrir sobre a relação com a área da odontologia.

Bom, quando o paciente manifesta a doença, é comum que ele comece a respirar pela boca. Isso porque o nariz fica prejudicado por causa da inflamação. Por essa razão, a respiração bucal não exerce nenhuma pressão sobre o palato. Com isso, o palato fica mais profundo e isso desencadeia as mudanças orofaciais.

As principais alterações orofaciais causadas pela rinite são:

Nos casos da manifestação dessas alterações, o paciente precisa ter o tratamento interdisciplinar. Isso porque, além do médico para tratar a rinite, o paciente precisará do ortodontista para corrigir as alterações.

Por isso, o paciente usará aparelho ortodôntico para corrigir os dentes apinhados. Já nas situações de bruxismo, utilizará placa de proteção e fará exercícios de relaxamentos.

Com o tratamento interdisciplinar, o paciente consegue o tratamento mais eficaz para tratar a rinite.

Sair da versão mobile