Procedimento permite recuperar a estética de dentes cariados
Qualquer pessoa se sentiria incomodada em ter um dente quebrado ou cariado em sua boca. Por isso, muitas recorrem à técnicas de reabilitação, como a restauração indireta.
Ainda, os diferentes tipos de restauração indireta contemplam diferentes casos e tamanhos de dano dentário.
Restauração indireta é um procedimento que visa reabilitar um dente e retornar a sua forma e função originais. Em geral, o processo é aplicado em dentes que sofreram perdas de partes da sua estrutura por cárie, quebras, traumas ou tratamento de canal.
Qual a diferença entre restauração direta e restauração indireta?
Tanto a restauração direta, quanto as restaurações indiretas são realizadas com o mesmo objetivo: recuperar dentes que sofreram algum processo de deterioração ou quebra.
Contudo, o que as difere é a maneira como o procedimento é feito. A restauração direta é mais rápida e simples, sendo aplicada diretamente na boca do paciente em uma única ida ao consultório odontológico.
Por isso, ela é indicada para casos em que foram perdidas pequenas partes da estrutura dental. Já a restauração indireta é confeccionada fora do ambiente do consultório, em um laboratório protético.
Para isso, é necessário que o dentista retire um molde da boca do paciente. A nova prótese é, posteriormente, colocada pelo profissional da odontologia.
Desse modo, esse procedimento é mais indicado para cavidades maiores ou que apresentem uma posição difícil.
Tipos de restauração indireta
Os diferentes tipos de restaurações indiretas variam de acordo com o tamanho da cavidade que será preenchida. Desse modo, elas podem ser classificadas em três tipos, sendo inlay onlay ou overlay.
A restauração inlay é aplicada na região central ou interior do dente. A restauração onlay conta com tamanho aumentado, para cobre uma porção grande do dente.
Já a restauração overlay é utilizada quando há a necessidade de reconstruir o dente de forma completa.
Materiais utilizados na restauração indireta
A restauração de dente indireta pode ser feita em:
- Porcelana – esse material resistente é o mais popular nos consultórios odontológicos. Isso porque sua cor se aproxima à cor natural da arcada dentária, proporcionando um bom efeito estético.
- Cerômero – asse material que consiste em uma mistura de porcelana e resina tem como grande vantagem o seu baixo custo. Além disso, ele conta com boa durabilidade. Contudo, quando comparado à porcelana, sua resistência é menor.
Quem deve usar a restauração indireta?
Além das pessoas que contam com uma perda da estrutura dental maior, essa técnica também é indicada para dentes muito fragilizados ou que já passaram por outros tipos de restauração.
Cuidados depois de fazer a restauração
Alguns cuidados após a realização do procedimento podem otimizar sua durabilidade. Alguns exemplos são:
- Evitar ingerir alimentos por algumas horas;
- Não ingerir alimentos ou bebidas com alto teor de pigmentação por 48 horas depois de realizado o procedimento;
- Manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes ao menos três vezes por dia, complementando a escovação com o uso de fio dental e enxaguante bucal.
Dessa maneira, a sua restauração indireta irá se manter intacta por muito mais tempo!