Simpatio
PACIENTES

Prostodontia recupera dentes ausentes ou danificados

Prostodontia ajuda a recuperar dentes ausentes ou danificados

Modalidade devolve a confiança e autoestima aos pacientes

Dentes ausentes ou danificados podem incomodar bastante, não é verdade? Seja por uma questão estética ou funcional, esses problemas dão bastante dor de cabeça. Mas para evitar essa situação existe a prostodontia.

Assim, por meio desta modalidade é possível recuperar a confiança e a autoestima do paciente. São inúmeras as possibilidades que a prostodontia pode oferecer, mas você sabe qual é o princípio dessa ciência?

Prostodontia têm como objetivo reabilitar ou manter a função oral do paciente. O profissional visa restabelecer a mastigação, estética e fonética do indivíduo.

Para isso, é necessária a utilização de facetas de porcelana, coroas e próteses dentárias. É bacana ressaltar que são mais frequentes os tratamentos fixos, uma vez que proporcionam um maior conforto ao paciente.

Assim, esses dispositivos podem ser colocados sobre dentes ou implantes.

Principais tratamentos realizados na prostodontia

Agora iremos detalhar os principais procedimentos realizados por um protodontista:

Facetas de porcelana

As facetas de porcelanas são recomendadas para a reparação de danos em pacientes que apresentam falhas, dentes manchados, desalinhados, com espaçamento e qualquer outra imperfeição. Elas também são utilizadas para corrigir a posição dos dentes.

O procedimento é um dos menos invasivos da modalidade, uma vez que as facetas são apenas coladas na estrutura dentária. Em contrapartida, é necessário ter consciência que o tratamento é irreversível.

Tratam-se de finas próteses de porcelana que são fixadas na parte externa do dente. Em alguns casos, para a realização do tratamento, o protodontista deve desgastar o órgão dental.

Coroa

É importante frisar que a coroa pode agir em conjunto com um implante. Ela é um tipo de restauração que envolve o dente ou se une ao próprio implante dentário.

Além da restauração, uma das suas principais funções é restabelecer a aparência estética de dentes danificados.

Também são indicadas em casos de dentes que apresentem grandes cavidades ou restaurações que comprometam a sua resistência.

Um bom exemplo são estruturas  que tenham sido submetidos a algum tipo de tratamento endodôntico. Para a colocação das coroas de porcelana, geralmente é necessário diminuir o tamanho do dente em questão.

Assim, o protodontista realiza uma redução de 2 ou 3 milímetros permitindo espaço para que a coroa se encaixe.

Prótese fixa

A prótese dentária fixa é uma substituta para o dente. Ela é encaixada onde há um espaço sem nenhum preenchimento. Por meio de um pino inserido na raiz, a prótese fixa é cimentada no local.

O dispositivo também pode ser colocado a partir do apoio de algum dente, sendo unitária (para apenas um dente) ou parcial (para três dentes ou mais). Como a estrutura é fixa, somente o seu dentista de confiança pode modificá-la ou retirá-la.

Além disso, é necessária uma manutenção de rotina, determinada pelo profissional de acordo com a higiene bucal e tipo de material utilizado na prótese do paciente.

Esses dispositivos da prostodontia podem ser confeccionados a partir das mais variadas matérias primas, como metal com porcelana, porcelana pura e somente metal. A durabilidade das próteses dentárias, inclusive, é definida pelo material escolhido.

Sair da versão mobile