Ícone do site Simpatio
PACIENTES

Período menstrual pode afetar a saúde bucal das mulheres

Período menstrual pode afetar a saúde bucal das mulheres

Descubra os principais sintomas do período menstrual na saúde bucal das mulheres.

São extremamente notáveis as mudanças físicas e comportamentais causadas pelo período menstrual nas mulheres.

Mas por acaso você sabia que o período menstrual pode afetar diretamente a nossa saúde bucal?

O período menstrual promove uma grande alteração hormonal, o que pode deixar a nossa boca mais sensível, facilitando o surgimento de alguma anomalia bucal. Normalmente, a região mais afetada é a gengiva.

Período menstrual e gengivite

Aqui encontramos o que talvez seja um dos principais efeitos do ciclo menstrual na saúde bucal das mulheres. Ele pode desencadear um tipo diferente de gengivite, chamado de gengivite hormonal.

Enquanto a gengivite convencional pode se manifestar a qualquer momento, a gengivite hormonal, como o nome já diz, está relacionada a períodos de alterações hormonais muito bruscas.

Assim, é comum que ela apareça durante a gravidez, puberdade, períodos menstruais e consumo de pílulas anticoncepcionais.

Logo, é correto dizer que a doença está principalmente relacionada às mulheres. Mas você deve estar se perguntando como é possível distinguir a gengivite convencional da hormonal.

Bom, a maneira mais adequada de se diferenciar as duas formas da doença é por meio de uma avaliação da higiene bucal do paciente.

Uma vez que ele está com a higiene em dia, e ainda assim desenvolve a anomalia, é comum que ela esteja relacionada à disfunção hormonal.

Portanto, o diagnóstico é realizado a partir de um sistema de eliminação. O profissional ainda pode questionar se o paciente está passando por um período de alterações hormonais, como os já citados acima, para confirmar a origem da doença.

Como posso tratar a gengivite no período menstrual?

No consultório odontológico, o dentista irá avaliar a situação e o estágio da doença. Em seguida, ele realizará a limpeza e a remoção de toda a placa presente na superfície dos dentes e do tártaro.

Afinal, a gengivite tem cura, visto que a remoção do fator causador leva à regressão dos sintomas. O ideal é que o dentista, ao final da consulta, também dê instruções para escovação correta e uso do fio dental.

A procedimento mais comum a ser realizado é a profilaxia. O dentista remove toda a placa acumulada e o tártaro depositado na base do dente. Este tratamento geralmente é bastante eficaz.

A gengivite, se tratada no estágio inicial, pode ser resolvida no próprio consultório médico. Dessa forma, para evitar que a inflamação retorne, é importante que o paciente continue com boas práticas de higiene e mantenha a saúde bucal em dia.

Mas não se preocupe. Quando a gengivite é causada pela alteração hormonal, assim que os hormônios atingem a sua taxa de normalidade, a gengiva se torna saudável novamente.

Com isso, muitas vezes o paciente não precisa passar por nenhum tratamento.

Outros problemas comuns causados pelo período hormonal

Além da gengivite, as alterações hormonais também pode causar alguns outros problemas:

Sair da versão mobile