Simpatio
PACIENTES

Pasta de dente para sensibilidade é eficiente? Saiba como funciona!

Pasta de dente para sensibilidade é eficiente? Saiba como funciona.

Creme dental para sensibilidade funciona?

A sensibilidade ou hipersensibilidade dentinária, é mais comum do que se imagina. Ela é caracterizada por uma dor incômoda quando se coloca os dentes em situações de calor, frio, açúcar ou pressão. Para esse problema, já antigo, um dos métodos de alívio é o uso de pasta de dente para sensibilidade.

Atualmente o mercado oferece inúmeras opções de pasta de dente para sensibilidade. A promessa desse tipo de creme dental é de remediação dos efeitos da sensibilidade dentinária após uso – no mínimo duas vezes ao dia.

Pasta de dente para sensibilidade é um creme dental produzido especialmente para alívio das dores causadas pela sensibilidade. Sua fórmula contém agentes químicos que se depositam na entrada dos canalículos do dente para inibir a dor.

Causas da Sensibilidade Dentinária

Em síntese, existem dois tipos de pacientes com sensibilidade dentinária. Aquele que possui sensibilidade causada por fatores externos e de possível tratamento, e aquele que possui sensibilidade dentinária por natureza.

Dentre as causas passíveis de tratamento e remediação, se encontram:

Se a causa da sensibilidade nos dentes for natural, é possível que cuidados e tratamentos, como o uso de creme dental específico, aliviem esta condição.

Além disso, é possível que a sensibilidade dentinária seja diminuída e até mesmo extinguida com o passar dos anos.

Isto porque a câmara pulpar costuma diminuir com o envelhecimento, fazendo com que seja mais difícil que os estímulos externos acessem a parte interna do dente.

Como Funciona a Pasta de Dente Para Sensibilidade?

Vamos ver, a seguir, a forma de atuação do creme dental para sensibilidade e suas propriedades nos alívio da dor.

Cada creme dental, produzido especialmente para casos de sensibilidade dentinária, possuem agentes químicos distintos. Dessa maneira, a forma de atuação de cada um deles também torna-se distinta.

Cloreto de Estrôncio

Os cremes dentais com cloreto de estrôncio foram os primeiros produzidos com a finalidade de alívio da sensibilidade dentinária.

O cloreto de estrôncio é um sal iônico metal. Este sal, aplicado à fórmula do creme dental, age de forma a se depositar nas entradas dos canalículos, fechando-as.

Assim, o fechamento dos canalículos impedem o deslocamento do líquido localizado em seu interior, promovendo o bloqueio e alívio da dor.

Nitrato, Cloreto ou Citrato de Potássio

Após a utilização do cloreto de estrôncio, surgiu a aplicação de nitrato de potássio, cloreto de potássio ou citrato de potássio nas fórmulas de creme dentais para sensibilidade.

O potássio age sobre os neurônios existentes nos canalículos dos dentes. Como resultado, o potássio bloqueia a atividade desses neurônios, promovendo o alívio da dor.

Aminoácido Arginina e Carbonato de Cálcio

A combinação do aminoácido arginina e o carbonato de cálcio nas fórmulas de pasta de dente sensibilidade é mais atual. Uma tecnologia chamada comercialmente de Pro-Argin.

Essa combinação de compostos adere à superfície da dentina por conta da interação das cargas positivas dos agentes com as negativas na dentina. Desse modo, os compostos fecham os canalículos e inibem a dor da sensibilidade.

Fosfossilicato de Cálcio e Sódio

A tecnologia conhecida comercialmente como NovaMin é uma fórmula de creme dental composta por micropartículas que contém os sais fosfossilicato de cálcio e sódio.

Nessa fórmula, as partículas se ligam à superfície exposta do dente, liberando íons de cálcio e fosfato que, em contato com a saliva, se combinam e formam a hidroxiapatita.

A hidroxiapatita é um componente que constitui o dente natural. Quando produzido pela reação das partículas do creme dental com a saliva, uma nova camada de hidroxiapatita, fechando a entrada dos canalículos, inibindo a dor.

Tratamento da Sensibilidade nos Dentes

A sensibilidade dentinária não pode ser ignorada, pois ela pode desencadear complicações se sua causa não for investigada e um tratamento inciado.

Por isso, o paciente deve saber o que fazer quando está com sensibilidade nos dentes.

A forma de tratamento da sensibilidade dentinária está diretamente ligada à sua causa.

Desse forma, a depender da causa, o tratamento pode ser realizado em casa ou no consultório odontológico, para tanto, sempre consulte seu dentista para iniciar qualquer tipo de tratamento.

Afinal, só um especialista poderá dizer a verdadeira causa da sua hipersensibilidade dentinária.

As formas de tratamento no consultório incluem:

Da mesma forma, os cuidados necessários no tratamento em casa são;

Qual o Melhor Creme Dental Para Dentes Sensíveis?

Por fim, a escolha do creme dental para dentes sensíveis pode ser um tanto quanto difícil, devido ao grande número encontrado no mercado atualmente.

Contudo, as novas tecnologias implementadas às fórmulas de creme dentais para sensibilidade dentinária, como a Pro-Argin e a NovaMin, são bastante recomendadas.

Porém, a escolha do creme dental correto pode depender de diversos fatores a serem avaliados por especialista. Desse modo, na hora de escolher a pasta de dente para sensibilidade ideal para você, consulte seu dentista.

Sair da versão mobile