Simpatio
DENTISTAS

Ortopedia facial é uma das especializações da odontologia

Tratamentos da ortopedia facial são fundamentais para saúde oral

Essa área trata patologias que afetam os ossos e músculos da face

Nossa saúde oral não se resume apenas a qualidade dos dentes. Os ossos e músculos da face também podem estar relacionados ao desenvolvimento de problemas e dificuldade na realização de funções como a mastigação. Para isso, existe a ortopedia facial.

Muita gente não sabe que os cuidados da área da ortopedia facial também cabem a um dentista. Desse modo, o profissional não cuida apenas dos dentes, e sim de todos os outros elementos que compõem a nossa face.

Ortopedia facial é uma especialidade odontológica que trata, principalmente, patologias que afetam os ossos, músculos e articulações da face.

Funções da Ortopedia Facial

Alguns problemas relacionados aos músculos ou ossos do maxilar podem provocar grandes alterações de nossas funções vitais. Exemplos delas são a respiração e a mastigação.

Por isso, a ortopedia da face atua justamente na correção dessas alterações, proporcionando uma melhor qualidade de vida ao paciente.

Dessa maneira, esses problemas, que consistem no desalinhamento dos ossos, tem causa genética ou são associados a alterações nos processos da boca.

Problemas respiratórios ou a falta de estímulo ao processo mastigatório são alguns dos exemplos. Além disso, as consequências, que podem ou não afetar a saúde bucal, tendem a ser:

Tratamentos da Ortopedia Facial

É comum que os tratamentos ortopédicos da face incluam a utilização de aparelhos removíveis.  Desse modo, os aparelhos não atuam diretamente sobre os dentes e sim sobre os ossos da face, impulsionando ou contendo o seu crescimento.

Isso porque eles dão estímulos ao neurônios sensoriais da boca, enviando mensagens ao sistema nervoso central.

Esse sistema, por sua vez, responde por meio da remodelação de estruturas ósseas, articulares, musculares e funcionais. A duração do tratamento vai depender diretamente da gravidade do desvio e da idade do paciente.

Além disso, é comum que em alguns casos os tratamentos ortopédicos da face sejam realizados em conjunto com tratamentos ortodônticos.

É muito importante ressaltar que os resultados são mais efetivos em crianças ou adolescentes. Isso porque os ossos e músculos a serem tratados ainda estão em fase de desenvolvimento.

Contudo, isso não significa que os tratamentos não sejam úteis também para adultos. Nesse caso, o tratamento pode ser feito em conjunto com um profissional especializado na área da cirurgia buco maxilofacial.

Uma vez que na fase adulta o crescimento ósseo não acontece mais, a correção pode ser feita por meio de um procedimento cirúrgico, enquanto a correção da posição dos dentes requer acompanhamento de um ortodontista.

Como posso me especializar em Ortopedia Facial?

O profissional que deseja se tornar um ortopedista especialista em face deve procurar por cursos de pós-graduação na área.

Dessa maneira, poderá oferecer aos seus pacientes um tratamento em ortopedia facial com qualidade.

Sair da versão mobile