Saiba quais são os sintomas da gengivite e o melhor enxaguante bucal para tratar a doença
A gengivite é uma doença que atinge cerca de 90% da população mundial. Um dos métodos mais utilizados para tratar o problema é, além da limpeza realizada no consultório, o uso do melhor enxaguante bucal para gengivite.
Uma vez que a doença pode evoluir para estágios mais graves, como a periodontite, seu tratamento é de extrema importância. Por isso, caso identifique um quadro de gengivite, é preciso procurar um dentista imediatamente. Apenas o profissional pode indicar o melhor enxaguante para gengivite para auxiliar no tratamento.
É preciso saber que o melhor enxaguante para gengivite é aquele capaz de reverter o quadro de inflamação nas gengivas. Normalmente os enxaguantes bucais feitos para o cuidado gengival também não possuem álcool em sua formulação e possuem propriedades antibacterianas que auxiliam na cura da inflamação das gengivas.
Como Saber se Estou com Gengivite?
A gengivite é uma doença periodontal silenciosa, porém perigosa. Isso porque, caso negligenciada, como já dissemos, ela pode evoluir para níveis muito mais graves.
Sendo assim, os estágios da gengivite incluem:
- Gengivite: estágio inicial da inflamação gengival causada pela placa bacteriana formada à margem da gengiva e decorrente da má higienização bucal;
- Periodontite: segundo estágio da doença periodontal, nível onde a inflamação atinge os ossos e as fibras de sustentação dos dentes, danificando-os;
- Periodontite avançada: estágio final da inflamação, caracterizado pela destruição das fibras e ossos de sustentação dos dentes, causando mobilidade ou até perda do elemento dental.
Desse modo, um dos sintomas mais comuns da gengivite é o sangramento durante a escovação ou ao comer um alimento duro.
Porém, por não causar dor, muitas vezes seus sintomas são ignorados e, para muitos, o sangramento não passa de algo normal em sua rotina, desconhecendo que possa se tratar de uma doença.
Uma das formas de identificar a presença da doença no ambiente oral, além do sangramento, é observar a aparência da gengiva. Uma gengiva saudável é rosada e tem uma textura levemente áspera, similar à casca de laranja.
Assim, quando a gengiva está afeta pela inflamação gengival, sua aparência torna-se avermelhada e sua textura mais lisa. Outros sintomas que indicam a presença da inflamação incluem:
- Mau hálito constante;
- Gosto ruim na boca;
- Sensibilidade gengival;
- Inchaço gengival.
Se qualquer um dos sintomas relatos forem observados, um dentista deve ser procurado imediatamente, a fim de tratar a doença antes que avance.
Quais Enxaguantes Bucais Mais Indicados Para Gengivite?
Quando o dentista diagnostica a doença periodontal, o primeiro passo do tratamento é a limpeza dental realizada no consultório odontológico.
Essa limpeza serve para remover a placa bacteriana e o cálculo dental, causadores da inflamação.
Em seguida, para manutenção do tratamento, o profissional indicará o uso do melhor enxaguante bucal para gengivite, específico para o cuidado gengival.
Por se tratar de um produto com alto teor de componentes antibacterianos, seu uso deve ser receitado e utilizado após aprovação do dentista.
A seguir, confira os produtos mais conhecidos e indicados pelos dentistas no tratamento da gengivite:
- Colgate PerioGard: enxaguante bucal à base de Gluconato de Clorexidina. Elimina os germes que causam a gengivite e auxilia na redução da placa bacterina e do mau hálito;
- Perioxidin Solução Bucal: enxaguante anti-inflamatório bucal também à base de Clorexidina. Não possui álcool e é utilizado para combater e prevenir infecções gengivais;
Vale lembrar que apenas o dentista sabe qual o melhor enxaguante para gengivite indicado para o seu caso. Por isso, antes de comprar, consulte seu dentista.