Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Materiais de moldagem têm padrões e indicações diferentes

Materiais de moldagem possuem padrões e indicações diferentes

Os materiais de moldagem são responsáveis por reproduzir uma cópia exata da arcada dentária do paciente

É comum os pacientes relatarem uma aversão dos materiais de moldagem. Em especial do alginato, que é aquela massa rosa colocada nas moldeiras.

Com a constante evolução da odontologia, alguns dentistas vêm deixando de lado o uso dos materiais de moldagem. Como substituto, os profissionais optam pelo uso do scanner intraoral.

Materiais de moldagem têm como função reproduzir o modelo da boca do paciente. São utilizados para planejar diversos tratamentos, principalmente os que envolvem ortodontia, como aparelhos fixos e móveis, e implantes.

Os materiais podem ser rígidos ou elásticos, e seu uso vai depender de diversos fatores. Agora, vamos listar os equipamentos de moldagem odontológica e como eles atuam.

Materiais de moldagem rígidos

Os materiais podem ser rígidos ou elásticos.

Os rígidos não estão relacionados com retenções nos dentes ou no osso. Por isso, são usados em pacientes edêntulos, ou seja, que apresentam perda de dentes. Godiva, pasta de zinco enólica e gesso são as substâncias utilizadas.

Existem cinco tipos de gessos:

Materiais de moldagem elásticos

Os materiais de moldagem odontológica elástico dividem-se em: hidrocoloides e elastômeros.

Eles têm a capacidade de moldar regiões retentivas. Desse modo, podem ser usados em pessoas com edentulismo ou que sejam totalmente dentados.

Os elementos hidrocoloides são ágar e alginato. Já os elastômeros, polissulfeto, poliéter, silicone de adição e de condensação.

Hidrocoloides

Elastômeros

Não são tão proveitosos quanto os hidrocoloides para a realização de moldagens de pacientes dentados.

O poliéter, o polissulfeto e as siliconas devem ser removidos por um rápido movimento. Eles costumam se deformar nesse processo. Assim, se retirados lentamente, os deixará ainda mais desfigurados, sendo difícil estabiliza-los.

Eles são caracterizados por uma alta resistência ao rasgamento por conseguir reproduzir imensamente os detalhes da arcada dentária, atingindo níveis que nem o gesso consegue, por exemplo.

Mas, como dissemos, é necessário saber manipulá-los para alcançarem a qualidade desejada.

Em resumo, vimos que existem vários materiais de moldagem. Portanto, caberá ao dentista identificar qual o mais indicado para ocasião e saber como manuseá-lo para reproduzir o modelo exato da boca do paciente.

Sair da versão mobile