Lactobacilos reduzem o acúmulo de microrganismos nocivos em nossos dentes
Nem todas as bactérias trazem malefícios para o nosso organismo. Algumas podem auxiliar nossa saúde, como é o caso dos lactobacilos.
Você sabe como os lactobacilos se relacionam com a nossa cavidade bucal?
Lactobacilos são um grupo de bactérias vivas que beneficiam o funcionamento da flora intestinal. Eles se alimentam de matéria orgânica e estão presentes nos iogurtes, no leite fermentado e em alguns tipos de queijo.
Eles são considerados as “bactérias do bem“, uma vez que impedem a ação de outras bactérias nocivas em nosso organismo. Isso acontece devido a presença de antibióticos naturais nesses microrganismos.
Além disso, o fato de serem ingeridos vivos permitem a os lactobacilos seja grandes auxiliares para todo o sistema corporal humano.
Desse modo, entre algumas das vantagens que o consumo das bactérias que produzem ácido lático traz ao organismo do ser humano, podemos citar:
- Aumento da resistência a doenças infecciosas;
- Alívio da tolerância à lactose;
- Prevenção de infecções intestinais;
- Prevenção à gastrite;
- Regulação da hipertensão;
- Regulação do colesterol;
- Redução de alergias;
- Redução das infecções respiratórias;
- Aumenta resistência a quimioterapia.
Contudo, o que muita gente não sabe é que esses probióticos podem ajudar a impedir o avanço de doenças orais.
Isso porque esses microrganismos atuam na aglutinação e colonização oral por parte de outras bactérias e evitam que elas se fixem aos dentes.
Dessa maneira, doenças dentárias ou periodontais, como a cárie dentária e a gengivite, têm o seu desenvolvimento retardado.
Por isso, alguns profissionais da odontologia já estudam até mesmo a administração dos microrganismos do gênero Lactobacillus como forma de tratamento de doenças bucais.
Assim, diminuindo a ação das bactérias nocivas e, consequentemente, seus sintomas.
Essa administração pode ser feita de diferentes formas, inclusive por meio do consumo de balas e chicletes especiais por conterem o probiótico.
Outras formas de garantir a saúde oral
A presença dos lactobacilos em nossa cavidade oral pode ajudar, mas não impede por completo o desenvolvimento de doenças orais.
Em geral, elas são causados pela ação de microrganismos nocivos que se acumulam em nossa boca devido aos maus hábitos de higiene oral.
Assim, preservar a saúde bucal é a única maneira de garantir que sua boca está longe de doenças como a cárie dental. Para isso, existem algumas dicas cruciais.
A primeira delas é a mais simples de todas e se refere à escovação dentária. Escovar os dentes ao menos três vezes por dia deve ser o suficiente para manter a boca mais saudável.
É importante que o paciente opte por escovas de cerdas macias. Isso porque as escovas de cerdas duras podem chegar a agredir e danificar as estruturas da arcada dentária.
Após realizada a escovação, não esqueça de complementar a limpeza oral com o uso de fio-dental e enxaguante bucal.
Ambos produtos são essenciais para retirar aquelas bactérias que se mantiveram na boca mesmo após a escovação. Ainda, o enxaguante bucal atua no extermínio das bactérias de forma química.
Por último, mas não menos importante, realize visitas periódicas ao dentista. Assim, o profissional poderá indicar as melhores maneiras de preservar seus dentes e a saúde de sua boca.
Seguindo essas dicas e incluindo os lactobacilos em sua alimentação, você se afasta do risco de doenças que podem colocar em risco os seus dentes.