Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Entenda as funções do fotopolimerizador odontológico

Fotopolimerizador odontológico: entenda sua utilidade

Descubra como usar essa nova tecnologia ao seu favor

Muitos aparelhos odontológicos ficaram famosos pelo seu uso constante ou formato inusitado. Com o tempo, eles foram ganhando apelidos que substituíram seus nomes reais entre os pacientes. É o caso do fotopolimerizador odontológico ou, como todos o chamam, a “luzinha azul”.

Presente em praticamente todos os consultórios, o fotopolimerizador odontológico é usado em diversos tratamentos. Sua cor azul o deixou famoso, assim como o fato de ser indolor – uma bênção para muitos pacientes. Apesar da fama, muitos não sabem para que serve o fotopolimerizador.

O fotopolimerizador odontológico é um aparelho que emite uma luz azul (com comprimento de onda entre 400 nm a 520 nm) que reage com alguns produtos odontológicos, endurecendo-os. Esse processo é chamado de polimerização.

Ele agiliza o trabalho dos dentistas, consequentemente o tempo das consultas, e é extremamente prático.

Principais funções do fotopolimerizador

A luz azul é usada para ativar os compostos químicos de resinas e outros materiais. Esse processo, como já dito, endurece o material iluminado.

Praticamente todos os processos que envolvem ou necessitam de uma secagem rápida utilizam do aparelho fotopolimerizador. Trouxemos três tratamentos comuns que envolvem o uso do modelo:

Uma das suas vantagens é a velocidade com que realiza o procedimento. Algumas resinas endurecem em 40 segundos, processo impossível sem o estímulo da luz. É por isso que todos os dentistas utilizam a famosa “luzinha azul” quando possível.

Quais são os tipos de lâmpadas?

Há dois tipos bastante usados: as lâmpadas halógenas (brancas) e as de LED. A lâmpada define muito sobre o aparelho fotopolimerizador. Entenda como cada um funciona:

E as fontes de energia?

Existem dois modelos de carga para fotopolimerizadores. Separamos as vantagens e desvantagens de cada um, mas destacamos que esse fator não interfere na qualidade ou desempenho do produto.

Agora você já sabe tudo sobre o fotopolimerizador odontológico! É hora de decidir: é uma boa compra ou não?

Sair da versão mobile