Ícone do site Simpatio
DENTISTAS

Fios cirúrgicos são fundamentais para odontologia

Fios cirúrgicos são fundamentais para odontologia

Fios são utilizados na realização das suturas odontológicas

Corrigir um problema odontológico por meio de procedimentos cirúrgicos é algo bastante comum. Contudo, quão frustrante deve ser passar por um tratamento bem-sucedido, e ele se perder por falhas no processo de cicatrização? Essas falhas podem estar relacionadas à má utilização dos fios cirúrgicos.

Algo que alguns dos profissionais do ramo da odontologia não sabem, mas o fato é que os fios cirúrgicos adequados são a peça chave para o pós-operatório odontológico. Continue a leitura para conferir o motivo!

Fios cirúrgicos são um material comum dentro do consultório odontológico. Eles são utilizados para realização de suturas odontológicas.

Tipos de fios cirúrgicos

Basicamente, a classificação dos fios cirúrgicos pode ser dividia em:

Fios cirúrgicos absorvíveis

Os fios considerados absorvíveis têm como principal característica o fato de serem fagocitados ou hidrolisados com o passar do tempo.

Contudo, isso significa que eles perdem sua resistência ao longo dos dias. Eles podem ser de origem animal ou sintéticos.

Fios cirúrgicos não absorvíveis

Já esse tipo de fio se mantém no tecido no qual ocorreu a sua implantação. Além disso, ele pode contar com origem animal, sintética, vegetal ou até mesmo mineral.

Por conta de sua resistência, é comum que o fio de sutura odontológico mais utilizado pelos dentistas seja não absorvível.

Além disso, é comum que os profissionais optem por fios de seda ou de nylon. Porém, é preciso tomar cuidado na hora de escolher o material a ser utilizado, até mesmo as opções que são mais populares no mercado.

Isso porque alguns fios podem não contar com boa qualidade. O que acaba propiciando o acúmulo de placa bacteriana e aumenta o risco de arrebentar no decorrer da cicatrização

Escolher os fios de sutura mais adequados e de melhor qualidade faz toda a diferença para o sucesso de um procedimento odontológico.

Isso porque atuação desses fios se torna mais previsível, o que diminui os riscos de complicações no pós-operatório.

Importância da sutura odontológica

A sutura é o procedimento de costurar ou ligar tecidos após um procedimento.

Sua realização permite que a cicatrização seja mais rápida e eficaz. Além disso, ela impede ou diminui os riscos de hemorragias e infecções pela ação de bactérias após uma cirurgia.

Em odontologia, a sutura é feita sempre que houver a necessidade de realizar um procedimento que envolve cortes ou resulta em uma ferida aberta.

Entre alguns exemplos de procedimentos que utilizam sutura, podemos citar:

Os tipos de sutura utilizados após um procedimento odontológico vão depender do tipo de corte, da área que precisa da sutura e se há necessidades estéticas na cicatrização.

Dessa maneira, algumas das técnicas de utilização mais comum dentro de um consultório odontológico, são:

A cicatrização é parte essencial para a boa realização de um procedimento cirúrgico e que, sem ela, a efetividade do tratamento pode ser perdida.

Portanto, conhecer mais sobre a sutura odontológica e os tipos de fios cirúrgicos mais recomendados para procedimentos dentários deve fazer parte da rotina de qualquer profissional da odontologia!

Sair da versão mobile