Simpatio
DENTISTAS

Extração dentária em pacientes diabéticos exige atenção

Extração dentária em pacientes diabéticos exige atenção

Saiba quais os cuidados necessários durante uma extração dentária em pacientes com diabetes

Você já conhece a relação entre diabetes e saúde oral? Ela é bastante delicada e envolve uma série de cuidados. Entre eles, devemos citar a atenção redobrada durante a extração dentária em pacientes diabéticos.

Isso se deve ao nível de glicose dessas pessoas, que quando está muito elevado aumenta consideravelmente o risco do desenvolvimento de anomalias orais e pode tornar mais difícil a extração dentária em pacientes diabéticos.

Extração dentária em pacientes diabéticos pode ser realizada assim como em qualquer outra pessoa. Entretanto, é necessário que a doença esteja estabilizada e os níveis de glicose sanguínea da pessoa estejam comuns.

Além disso, é fundamental que o paciente indique ao dentista como é a sua medicação diária. E isso não vale apenas para esta doença em específico, como para todas as outras.

A partir dessas informações, o profissional saberá a forma correta de proceder com aquele paciente.

Além disso, ele pode analisá-las e exigir uma avaliação médica para observar o controle do quadro previamente à extração dentária.

Cuidados Antes e Após Extração Dentária em Pacientes Diabéticos

Obviamente, no dia da cirurgia é necessário que o paciente esteja muito bem hidratado e alimentado. Isso serve para que haja um controle da glicemia durante toda a operação, evitando qualquer tipo de complicação.

Já no pós-operatório, o ideal é que a pessoa mantenha uma dieta leve e fria, além de realizar compressas com gelo diárias, ou sempre que sentir qualquer tipo de dor na região operada.

Fora isso, o indicado é não cuspir, o que poderia proporcionar sangramentos. Além de manter uma higiene oral excelente, visando obter uma recuperação rápida e satisfatória.

Outros Cuidados Para Pacientes Diabéticos

A relação entre diabetes e odontologia é estreita. Muitas das doenças orais podem indicar que o paciente tenha diabetes. O contrário também acontece, e a diabetes pode ser a causa para muitas alterações na saúde oral.

O dentista pode suspeitar que o paciente tenha diabetes a partir desses sintomas:

Apesar da suspeita da doença, o paciente não encontra o diagnóstico preciso e nem os tratamentos efetivos para diabetes na odontologia.

Por isso, o cirurgião-dentista indicará um médico especializado para um tratamento eficaz.

Geralmente, os endocrinologistas são os mais indicados nestes casos. Além disso, a diabetes pode ocasionar o desenvolvimentos das seguintes doenças bucais:

Portanto, além de ter bastante cuidado com a extração dentária de pacientes diabéticos, é bastante importante que tanto o dentista quanto o paciente se atentem aos outros problemas orais causados pela doença.

Sair da versão mobile